Fale Conosco

27 de novembro de 2013

Oficinas de palhaço patrocinadas pelo FIC inscrevem até este sábado



O Centro Estadual de Arte (Cearte) sediará no período de 11 a 13 de dezembro, das 09h às 12h, as oficinas do 3º Balaio Circense – Festival de Palhaços. As inscrições gratuitas para o módulo de formação começaram no dia 20 e se encerram neste sábado (30).

Duas oficinas serão ministradas simultâneamente: o ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos ficará responsável pelo tema “Ensaiando Cenas e Linguagem Cômica” e o alagoano Teófanes Silveira, pelo tema “O Palhaço Tradicional no Circo Teatro”. Também haverá espetáculos, intercâmbio, roda de diálogos, sessão de cine-circo e mesa-redonda.

Para a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, receber as oficinas é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos dos alunos e visitantes. “É a primeira vez que abrigamos o Balaio Circense e estamos muito felizes, pois estamos conectados com todos os seguimentos artísticos. No momento só oferecemos a oficina de clown-palhaço e por isso o nosso interesse de tornar público e divulgar esta arte a todos”, completou.

Programação A primeira oficina será ministrada pelo ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos (Palhaço Xuxu, PB) com o objetivo de discutir roteiro, dramaturgia, atuação, o tempo cômico, a direção e todos os aspectos da cena curta.

Ao se inscrever, o candidato deve incluir no formulário a descrição de uma cena cômica com duração máxima de cinco minutos e com o máximo de três pessoas no elenco. O aluno deve levar a ficha de inscrição impressa (com a sua cena) no primeiro dia da oficina. Os candidatos que se inscreverem para as aulas de cenas e linguagem cômica serão pré-selecionados. A oferta será de 30 vagas.

Para a segunda oficina, “O Palhaço Tradicional no Circo Teatro”, sob a responsabilidade do artista Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha, AL), os pré-requisitos são preencher a ficha e enviar para a produção até o dia 30 de novembro. É necessário que cada aluno leve adereços (chapéu, sapatos, cachecol, mala) e se o participante já tiver definido seu palhaço deverá levar a sua roupa de palhaço.

O objetivo do treinamento é discutir os caminhos do palhaço tradicional no circo-teatro, trilhados pelo mestre que fala e o aprendiz que escuta – técnica utilizada no circo para ensinar e aprender os ofícios do palhaço e do mestre de cena.

A seleção dos participantes (pré-seleção de Luiz Carlos e seleção de Biribinha) acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro, pela equipe de produção das oficinas. A divulgação dos resultados será no dia 3.

Inscrições – Para se inscrever é preciso solicitar a ficha através do e-mail balaiodeoficinas@gmail.com. Após o preenchimento, deve-se enviá-la ao mesmo endereço eletrônico. Mais informações podem ser obtidas pelo facebook http://www.facebook.com/balaiocircensee através dos telefones (83) 8763-9965, 9669-5357 ou 3214-3412. As aulas serão ministradas no Centro Estadual de Arte, que está instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório 36, no Centro de João Pessoa.

As aulas são uma realização da Trupe Arlequin e Arlequin Produções, patrocinadas pela Lei Augusto dos Anjos (FIC), do Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Cearte.