João Pessoa
Feed de Notícias

Oficinas de férias no Centro Estadual de Arte começam nesta segunda-feira

sexta-feira, 28 de junho de 2013 - 15:48 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

As oficinas de férias no Centro Estadual de Arte (Cearte) começam nesta segunda-feira (1º). A programação inclui oficinas de fotografia, teatro, cinema, música, literatura, dança e artes plásticas e é destinada a pessoas de todas as idades. As inscrições são gratuitas.

No período de 1º a 19 de julho serão oferecidas sete oficinas nos horários da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 17h), com vagas limitadas e entrega de certificados ao final de cada curso. As oficinas serão de Reencantamento do verso, do gesto, do olhar, do jogo, do movimento; Jogos Cênicos; Desenho; O Figurino do Cinema; Fotografia Artesanal; Harmonia e Improvisação Musical e Percepção do Olhar.

A coordenadora do Cearte, Laura Moreno, explica que as oficinas oferecem uma metodologia de ensino horizontal, onde os alunos aprendem e participam das aulas. “Queremos implementar esta prática de trabalho e promover atividades de arte durante todo o ano. Além disso, é uma oportunidade para que as pessoas que estejam de férias e até mesmo passeando pela cidade possam aprender novas linguagens e técnicas do fazer artístico”, destacou a coordenadora.

Oficinas – De 8 a 19 de julho, pela manhã, será oferecida a oficina “Reencantamento do verso, do gesto, do olhar, do jogo, do movimento”, ministrado pelos professores Joana Vieira, Helder Oliveira, Luciana Portela e Regina Lima, com faixa etária livre. O objetivo da oficina é oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar a prática de diversas linguagens artísticas de forma integrada e divertida. Na oportunidade serão desenvolvidas atividades de teatro, dança, música, artes plásticas, redação artística e cultura popular, além do processo de montagem e apresentação do resultado cênico.

De 1º a 4 de julho, nos horários da manhã e tarde, o professor Cristiano Oliveira ministra a oficina “Harmonia e Improvisação Musical”, destinada às pessoas que já tocam instrumentos harmônicos ou melódicos. O intuito é despertar a criatividade e liberdade para composição autoral e improvisação, bem como externar a musicalidade individual desenvolvendo um estilo próprio e a sua identidade musical.

Já de 15 a 19 de julho, o artista plástico Martinho Patrício coordena a oficina de “Desenho”, com faixa etária livre, onde os participantes poderão ter a experiência de fazer desenho através de um pensamento crítico, reflexivo, estimulando a discussão, a participação e a troca.

Ainda no mesmo período, de 15 a 19, a professora de figurino e de teatro, Tainá Macedo, coordena a oficina “O Figurino do Cinema”. Destinada à faixa etária a partir dos 14 anos, o curso irá promover o estudo dos fundamentos do figurino como significante cênico nas produções audiovisuais através da análise de filmes.

Alternando entre teoria e prática, os temas analisando a confecção da câmera fotográfica artesanal, a captura da imagem pelo método pin-hole e a revelação de fotografia serão abordados na oficina de “Fotografia Artesanal”, pelo fotógrafo e professor de História da Arte, Helder Oliveira, no período de 8 a 12 de julho.

Nos dias 8,10, 12, 15, 17 e 19 de julho, das 14h às 17h, será ministrada a oficina “Jogos Cênicos”, que tem por objetivo desenvolver a expressividade dos participantes e visa a criação de cenas a partir de jogos teatrais e rítmicos, brincadeiras, rimas e histórias das expressões populares brasileiras.

E de 16 a 19 de julho, no horário das 8h às 12h ou das 14h às 17h, o fotógrafo e jornalista graduado em Comunicação Social (UFPB), Ricardo Peixoto, ministra a oficina “Percepção do Olhar” para uma faixa etária a partir dos 15 anos. Na oficina será trabalhado o aspecto do produtor, como também, do observador. O aluno aprenderá conceitos, questionamentos e atitudes direcionadas aos estudos da imagem fotográfica. Através de jogos, rodas, dramatizações e técnicas de sensibilização, eles terão contato direto com as sensações e emoções das pessoas ao fotografar.

Cursos semestrais – Os cursos semestrais atendem a cerca de 500 pessoas e encerram suas atividades nesta sexta-feira (28), retornando após o recesso em 6 de agosto. A taxa de matrícula é no valor de R$ 30,00 para alunos da rede pública e R$ 80,00 para o público em geral.

As inscrições já estão abertas no Cearte. Os cursos oferecidos são: artes visuais (fotografia, pintura e desenho), dança (clássica, contemporânea, salão e do ventre), música (canto lírico, canto popular e teclado) e teatro (jogos teatrais, improvisação, encenação e clown – palhaço).

Serviço– Os interessados nas oficinas de férias e nos cursos semestrais podem procurar o Centro Estadual de Arte, que está instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato através dos telefones 3214-2923 e 3214-3412.