João Pessoa
Feed de Notícias

Oficinas de audiovisual e literatura incentivam estudo da arte

sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 15:10 - Fotos: 

Oficinas de introdução ao audiovisual, criação de roteiro para crianças e contação de histórias abriram as atividades desta sexta-feira (31) no 13º Festival de Artes de Areia. As aulas estão sendo realizadas na Escola Estadual Professor João Coutinho, nos turnos manhã e tarde, com a participação de 20 alunos por turma.

Os conteúdos do espaço “Vivência artística básica de realização audiovisual” estão sendo apresentados pelo monitor Lúcio Cesar Fernandes, com ações teóricas envolvendo as principais etapas de elaboração e realização de uma produção cinematográfica.

Os participantes também estão tendo a oportunidade de conhecer de perto as práticas tradicionais da atividade, através do contato direto com os equipamentos, que ao longo do dia estão sendo utilizados para a criação de um vídeo documentário.

“O nosso objetivo é introduzir esses conteúdos de forma mais abrangente, tentando estimular o desejo e o interesse por cada segmento cultural. A ideia é utilizar esse contato mais aprofundado com a arte, para estimular o surgimento de novos talentos aqui na região”, esclareceu Laércio Filho, articulador de conteúdo da Secretaria de Cultura.

A turma de “Criação de roteiro para crianças” está sendo conduzida pela orientadora Lorena Travassos, visando o desenvolvimento de escrita e estruturação de roteiros para cinema, entre crianças e jovens. A proposta é tentar despertar o interesse dos participantes, pelo processo de construção de histórias já adaptadas à linguagem da sétima arte.

O terceiro núcleo da Escola João Coutinho está sendo trabalhado pela poetisa pernambucana Mariane Bigio, com o auxílio da assistente Mila Bigio. O trabalho pretende apresentar a arte da contação de histórias e propor uma reflexão com relação ao papel do contador na sociedade atual.

As oficinas de audiovisual serão realizadas até o sábado (1º), enquanto as atividades literárias seguem até as12h do domingo (2).