Fale Conosco

18 de setembro de 2012

Oficina sobre residências artísticas recebe representantes da Funarte e do Ministério da Cultura



A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Nacional de Arte (Funarte), realiza, nesta quarta-feira (19), uma oficina de qualificação para o Edital de Residências em Pontos de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura. O conteúdo será ministrado pelo coordenador da Funarte Nordeste, Naldinho Freire, com o auxílio do chefe da Regional Nordeste do Ministério, Fabio Lima, às 14h, no Museu Assis Chateaubriand, em Campina Grande.

As atividades serão apresentadas gratuitamente com objetivo de orientar artistas, articuladores culturais, gestores e produtores sobre os detalhes do edital, tirando dúvidas e estimulando a divulgação do material para o público de outras localidades do Estado.

“Quando recebemos o anúncio desse novo formulário, percebemos a necessidade de divulgar e qualificar os artistas locais para participar do edital. Acreditamos na importância de descentralizar as ações da Funarte e do Ministério da Cultura do eixo Rio – SãoPaulo, trazendo oportunidade para o Nordeste e ampliando a atuação cultural, através do incentivo a produção artística da nossa região”, ressaltou Naldinho Freire.

O padrão histórico do formulário também será abordado durante a oficina, com a exposição de exemplos de residências artísticas premiadas em edições anteriores. Os palestrantes ainda irão trabalhar conceitos sobre a formulação da proposta, condições para inscrição, categorias de projetos, além de informações sobre como preencher a ficha de inscrição.

Os cadastros poderão ser preenchidos até 03 de outubro, nos sites da Funarte e do Ministério da Cultura. Serão oferecidas 50 bolsas no valor de R$ 50 mil, nas categorias “Criação e Experimentação” e “Continuidade”.

Edital de Residências Artísticas em Pontos de Cultura – O edital da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 é desenvolvido pelo Ministério da Cultura e vai premiar 50 projetos de residências artísticas. As inscrições foram abertas no dia 17 agosto para projetos de todo território nacional.

O programa é voltado para o apoio de segmentos artísticos, por meio do intercâmbio cultural e estético em rede, através da realização de iniciativas de residências que promovam a mobilidade, a experimentação artística e a reflexão crítica. Os interessados podem obter mais informações através dos endereços www.funarte.gov.br e www.cultura.gov.br.