Fale Conosco

10 de outubro de 2012

Oficina planeja ações e metas para a utilização dos recursos das HIV/AIDS/HV/DST’s em 2013



Nesta terça (9) e quarta-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional das HIV/AIDS/ Hepatites Virais (HV)/DST’s, realizou, no auditório do Cefor-PB, em João Pessoa, uma oficina de planejamento de ações e metas para uso dos recursos das HIV/AIDS/ HV/DST’s, em 2013.

Participaram representantes das Secretarias de Estado da Educação e da Mulher e da Diversidade Humana; dos Serviços de Atendimento (Hospital Clementino Fraga, Serviço de Atendimento Especializado – SAE, de Santa Rita e Hospital Universitário); das Organizações Não-Governamentais (ONGs) que trabalham com ações junto às pessoas vivendo com HIV/AIDS/HV/DST’s, e prevenções junto à comunidade em geral; com hepatites virais e com pessoas transplantadas.

A oficina contou ainda com a participação de três consultoras do Ministério da Saúde (MS), do Departamento de HIV/AIDS/ HV/DST’s. “Este é um encontro que acontece todo ano, geralmente no segundo semestre, e é um momento muito rico porque se consegue fazer um planejamento participativo, contemplando todas as parcerias envolvidas no assunto, e, no final, quem sai ganhando é a população, que consegue ter uma resposta mais efetiva dos entes públicos, por meio do controle social”, explicou Liliana Pittaluga, técnica do MS.

Segundo a gerente HIV/AIDS/ Hepatites Virais (HV)/DST’s, Ivoneide Lucena, dessa vez, o planejamento foi feito a partir do Decreto 7.508, que diz respeito ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da regionalização. “A descentralização dos serviços dos grandes centros, como João Pessoa e Campina Grande, é a nossa maior meta. Pretendemos que essa pauta de prevenção e assistência às pessoas que vivem com AIDS se faça presente nas reuniões das Comissões Intergestores Regionais (CIR), que são formadas pelos secretários municipais de saúde”, disse.

Entre as propostas de ações para 2013 apresentadas durante a oficina se destacam: qualificar e sensibilizar profissionais para o atendimento às crianças, adolescentes e jovens com HIV/AIDS e Hepatites Virais; aquisição de equipamentos de ginástica para academia no Hospital Clementino Fraga; fortalecimento e qualificação de pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas, mental/intelectual na prevenção das HIV/AIDS/ HV/DST’s e realizar 2º Encontro dos jovens vivendo com AIDS/HIV, na cidade de João Pesso