João Pessoa
Feed de Notícias

Oficina Participativa será realizada nesta sexta-feira, em Monteiro

quarta-feira, 7 de abril de 2010 - 09:54 - Fotos: 
Após Campina Grande e Patos, agora é a vez da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, receber a terceira e última Oficina Participativa para elaboração do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Estado da Paraíba (PAE/PB), nesta sexta-feira (9), a partir das 8h, na Câmara de Vereadores.

O evento é organizado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh) e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), que esperam contar com a participação de representantes de 30 municípios da região, que fica a 320 quilômetros da Capital.
        
O PAE/PB está sendo elaborado pela Associação para o Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (Scientec), instituição contratada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Oficina objetiva legitimar as propostas de ações estratégicas do programa na busca de articulação e construção do documento executivo, em atendimento à premissa do controle social e da pactuação de compromissos com os atores envolvidos na sua implementação.
        
A presença dos representantes é importante em função da tendência de municipalização das ações de combate aos problemas ambientais, a exemplo da desertificação, que envolve a providência do Plano de Ação Municipal (PAM) para definição das políticas mais apropriadas, com vistas a minimizar os conflitos no âmbito do espaço geográfico de cada município.

Evento

Na programação do evento em Monteiro consta a abertura às 8h, com pronunciamentos de representantes dos governos federal, estadual e municipal. Em seguida, o professor Bartolomeu Israel de Souza falará sobre ‘A desertificação na Paraíba’; depois é a vez da votação para aprovar o Regimento do PAE e apresentação dos grupos de trabalho focando temas como ‘Base Biofísica e Sistemas de Produção’; ‘Gestão Territorial e Institucional’; ‘Socioeconomia e Cidadania’. O período da tarde está reservado para o relato, debates, e síntese das conclusões dos grupos de trabalho. O encerramento ocorrerá às 17h30.

Alex Marcio, da Assessoria de Comunicação da Sudema