João Pessoa
Feed de Notícias

Oficina na região polarizada por Patos discute saúde do homem

quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 11:56 - Fotos:  Secom-PB

O auditório da 6ª Gerência de Educação, em Patos, recebeu, nessa quarta-feira 25, equipes de atenção básica de vários municípios que participaram de uma oficina sobre saúde do homem, oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde. O encontro teve como facilitadores Hélio Soares, coordenador estadual do programa Saúde do Homem e do Grupo Condutor Estadual de Pessoas com Deficiência, e Flávia Barbosa, coordenadora da Saúde da Mulher na Paraíba.

No início, houve uma explanação sobre o cenário atual do público, formas de preconceitos, falta de informações e de uma política consistente que garanta o acesso do homem aos serviços do SUS.

Um segundo momento foi a formação de grupos, que puderam avaliar, fazer suas considerações, críticas em torno da saúde do homem no Brasil e na Paraíba. Algumas experiências de acolhimento ao público masculino na atenção básica foram expostas.

“É preciso que esse atendimento ao público masculino seja rotina nas unidades de saúde, não se limitando apenas a novembro. O homem precisa também ser acompanhado pelos profissionais de saúde, receber orientações, realizar exames”, comentou Hélio Soares.

Não apenas o câncer de próstata, mas todos os problemas que atingem a saúde do homem foram lembrados durante a oficina, como por exemplo o câncer peniano, que pode ser evitado simplesmente com a higienização do órgão genital utilizando água e sabão, no entanto continua a fazer vítimas. Segundo o INCA esse tipo de tumor representa 2% de todos os cânceres que atingem o homem.