Fale Conosco

7 de novembro de 2012

Oficina de Cenografia é realizada na Semana de Cultura e Arte de Patos



A Oficina de Cenografia é o destaque, desta quarta-feira (7), da programação da Semana de Cultura e Arte de Patos. Ministrada pelo arquiteto e urbanista Jorge Bweres, a capacitação é oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Ministério da Cultura. A oficina será realizada na Fundação Ernani Sátyro (Funes), entre os dia 7 e 9 de novembro.

Com uma carga horária de 26h, a oficina terá abordagens teóricas e práticas, com temas como a história do teatro, a origem e desenvolvimento da cenografia no teatro, noções de representação gráfica, e práticas de racionalismo com exercícios de desenho livre. De posse dessas ferramentas, os participantes farão a análise de um texto e, em seguida, a elaboração de uma proposta cenográfica com a construção de um projeto gráfico e a elaboração de uma maquete volumétrica.

Para a Secult, a realização da oficina tem como objetivo contribuir para a formação artística e técnica dos agentes culturais da área do teatro. Sua realização na cidade de Patos cumpre o papel de descentralização das políticas culturais do Estado, preocupação que norteia as ações da Secretaria.

Semana de Cultura e Arte de Patos – A Semana de Cultura e Arte de Patos é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, através da Secult, sob a coordenação da  Fundação Ernani Satyro, e conta com o apoio da UFCG e do Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa.

O evento acontece no período de 05 a 12 de novembro em praças públicas, escolas, na Funes e em espaços cedidos por Instituições compromissadas com o fortalecimento da cultura local.