Fale Conosco

5 de outubro de 2011

Oficina capacita servidores da Saúde para triagem de alunos da rede pública



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove, nesta quarta-feira (5), a primeira oficina para servidores municipais de Saúde dos municípios onde vai ser realizado, ainda este ano, o Projeto “Olhar Brasil”. O objetivo do evento, que acontece no auditório do Cefor-PB, em João Pessoa, é capacitar os servidores para serem multiplicadores no processo de triagem dos alunos da rede pública de ensino que serão atendidos pelo projeto do Ministério da Saúde (MS).

O projeto será desenvolvido em 12 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Esperança, Cuité, Conceição, Algodão de Jandaíra, Areia, Duas Estradas, Caiçara, Lagoa de Dentro e Marizópolis. Todos já receberam recursos fundo a fundo (direto do Governo Federal para os governos municipais) para colocar o Projeto em prática.

O Projeto “Olhar Brasil” tem como principal objetivo identificar problemas visuais, por meio de consultas oftalmológicas, em alunos matriculados na rede pública de Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries), no programa “Brasil Alfabetizado” (do MEC) e na população acima de 60 anos de idade. Nos casos em que há necessidade, é feita a doação dos óculos.

O “Olhar Brasil” foi criado a partir da constatação de que os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho e por limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata de cegueira.

O projeto só poderá começar após a triagem dos alunos, o que vai definir a quantidade de pessoas beneficiadas. Depois disso, a SES publicará o edital para o credenciamento dos oftalmologistas que trabalharão no “Olhar Brasil”.