Fale Conosco

25 de outubro de 2011

Oficina capacita agentes multiplicadores na prevenção de riscos e desastres



Cerca de 30 agentes multiplicadores estão participando da Oficina de Comunicação e Percepção de Riscos e Desastres, que está sendo realizada desde essa segunda-feira (24) na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). O evento é uma promoção da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração (Sedec/MI).

Ministrada pela professora Cilene Victor, especialista em riscos e desastres, a oficina conta com a participação de agentes da Defesa Civil Estadual, da Defesa Civil de alguns municípios paraibanos, de integrantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, de órgãos públicos de proteção humana e ambiental e sociedade civil organizada.

Segundo Cilene, a ideia é sensibilizar os agentes multiplicadores sobre a importância da comunicação, tanto no contexto do desastre como na prevenção. “O intuito da oficina é investir na comunicação como ferramenta para a gestão de riscos e desastres”, disse a professora.

Também faz parte do evento uma palestra sobre a Promoção da Cultura de Riscos e Desastres como gestão integrada, articulada e participativa do Sistema Nacional de Defesa Civil, ministrada por Luana Gonçalves, representante do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec/MI.

Paralelo ao evento, a pesquisadora da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, Sarah Cartagena, realizou um trabalho de campo para a produção de reportagem para a Revista Com Ciência Ambiental, visitando áreas de riscos de desastres de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.