Fale Conosco

29 de maio de 2013

ODE realiza seminário sobre políticas públicas em parceria com Governo Federal



João Pessoa vai sediar, na próxima semana, o Seminário sobre Políticas Públicas para Juventude, Prevenção da Violência, Garantia de Direitos e Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. O evento será realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Assessoria de Projetos Especiais da Presidência da República e do Programa Juventude Viva, no dia seis de junho, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Representantes do Governo Federal estiveram na Paraíba, na semana passada, para uma reunião preparatória, na Casa dos Conselhos, no Centro da Capital, com a secretária executiva do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, que está à frente da organização do evento.

A ação também faz parte do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, “Nós Podemos”, que visa o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil (ODM).

Segundo a assessora da Presidência da República, Dorivan Vaz, o objetivo do seminário é proporcionar o diálogo entre governos e entidades representativas da sociedade civil, com destaque nas temáticas dos direitos de cidadãos e cidadãs.

A proposta é realizar também uma prestação de contas, por parte do Governo Federal, com foco nas diretrizes econômicas e sociais, e ainda dialogar sobre o Sistema Nacional de Participação Social”, afirmou Dorivan Vaz.

A secretária Ana Paula Almeida informou que o evento pretende reunir participantes de diversos segmentos sociais de todo o Estado “O desejo é que o debate seja qualificado e que envolva o máximo de municípios paraibanos, principalmente, com a participação de representantes populares que estejam envolvidos minimamente com a questão da juventude e da participação social”.

Dentro da programação, haverá ainda o lançamento do Plano Juventude Viva, do Governo Federal, que trata sobre a prevenção da violência contra a juventude negra. “Essa será uma possibilidade de unir movimentos sociais e governos, para juntos contribuirmos com o diálogo para o enfrentamento dessa violência”, disse a representante do Programa Juventude Viva, Larissa Borges.

A reunião também contou com a participação de representantes das secretarias estaduais de Comunicação Institucional (Secom/PB), Mulher e Diversidade Humana (Semdh), Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Turismo e Desenvolvimento Econômico e, ainda, Casa dos Conselhos, movimento de mulheres e feministas, reforma agrária, sem terra, assentamentos e quilombolas e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).