João Pessoa
Feed de Notícias

Orçamento Democrático: Ricardo Coutinho destaca momento histórico

sexta-feira, 29 de abril de 2011 - 22:52 - Fotos:  Francisco França-Secom-PB

Na noite desta sexta-feira (29), o governador Ricardo Coutinho abriu a primeira audiência do Orçamento Democrático Estadual da 10ª Região Administrativa, polarizada pelo município de Sousa, no Alto Sertão do Estado, como um momento histórico para a Paraíba, onde o governo partilha poder com o povo. “Essa é uma ação para dar poder ao povo de forma continuada e não apenas no período da eleição”, frisou.

A audiência contou com a presença de secretários de Estado, dos prefeitos de Sousa, Fábio Tayrone; de Aparecida, Deusimar Ferreira; de Vieirópolis, Marcos Pereira, de São Francisco; José Rofrantes, de Nazarezinho; de  José Vieira da Silva,  o prefeito de Picui, Buba Germano, e  dos deputados estaduais Lindolfo Pires, Gilma Germano, Janduy Carneiro e de centenas de pessoas de Sousa, Vieirópolis, Aparecida, Marizópolis, Santa Cruz, São Francisco, Lastro e São José da Lagoa Tapada.

O governador Ricardo Coutinho destacou que as prioridades elencadas na plenária batem com as pesquisas realizadas pelo governo, como a saúde, a habitação e a educação.  Ele destacou que o desafio do governo na saúde é organizar uma rede de assistência, de forma a desafogar os hospitais regionais e aumentar a capacidade de realização de cirurgias eletivas.

Ele anunciou que o Governo está elaborando um plano que prevê a implantação de uma rede de hospitais de pequeno porte, que irão possibilitar a organização dos hospitais regionais. O governador aproveitou ainda para informar à população que o governo irá investir R$ 1 milhão na recuperação dos equipamentos do Hospital Regional de Sousa.

Ricardo Coutinho lembrou que as ações do Orçamento Democrático não terminam nesta audiência em Sousa.  “Os conselheiros locais, regionais e estaduais serão eleitos na próxima plenária e no próximo ano a população poderá acompanhar o que avançou e não avançou. Estamos iniciando uma lógica em que o governo não tem medo de receber críticas. Mas construir soluções para as vidas das pessoas, comentou.

Reivindicação – Após ouvirem o governador e a secretária executiva do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, prefeitos, lideranças políticas e as pessoas tiveram oportunidade de falarem sobre os problemas enfrentados e as prioridades de suas comunidades. Enquanto isso, secretários do Estado anotaram as demandas e as equipes do OD relataram os pronunciamentos da população

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, esse é um processo pedagógico onde as pessoas vão entender que não é possível fazer tudo em pouco tempo, mas o que for possível  será realizado ouvindo as prioridades elencadas nas regiões.  “O Orçamento Democrático não é uma fábrica para construir dinheiro. Não vamos vender ilusões. Vamos priorizar o que possa ser realizado com a distribuição melhor do dinheiro público”, reforçou.

O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, declarou que a abertura do Orçamento Democrático representa um momento histórico para Sousa e para a Paraíba. “A construção de um orçamento democrático é algo imprescindível para a concretização dos nossos sonhos. Tyrone reivindicou ao governo a importância de pleitos como a rodovia da Produção em São Gonçalo, saneamento básico e calçamentos no município”, .