Fale Conosco

11 de dezembro de 2013

Ocorrências policiais podem ser registradas em qualquer delegacia



Cidadãos paraibanos e turistas podem registrar boletins de ocorrência em qualquer delegacia. O serviço visa atender com mais qualidade a população e segue determinação da portaria nº 352/2013/Seds publicada pela Delegacia Geral de Polícia Civil, em julho deste ano. Segundo o delegado geral, Carlos Alberto da Silva, nas festas de fim de ano, quando há maior fluxo de pessoas nas cidades do Estado, é importante a divulgação do serviço.

Na prática, o cidadão pode se dirigir à delegacia distrital ou municipal mais próxima para registro do boletim, independente de onde tenha ocorrido o fato delitivo. Essas ocorrências serão encaminhadas via ofício para a delegacia com atribuição legal para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Isso significa que nenhum fato deixará de ser apurado”, ressaltou o delegado. A medida vale para delegacias existentes em todo o território paraibano.

De acordo Carlos Alberto, João Pessoa e região conta com 13 delegacias distritais abertas das 8h às 18h para atendimento ao público e ainda delegacias especializadas que funcionam em regime de plantão, a exemplo da Delegacia de Homicídios, Roubos e Furtos, Roubos e Furtos de Veículos, Repressão a Entorpecentes, de Atendimento à Mulher, Infância e Juventude, Crimes contra a Infância e Juventude, entre outras, que funcionam apenas durante o dia. A coordenação dos plantões funciona na Central de Polícia, no bairro do Varadouro. No horário do expediente também funcionam a 5ª DD de Bayeux, a 6ª DD e 14ª DD em Santa Rita, e a 7ª DD em Cabedelo.

No horário de 18h às 8h, permanecem de plantão as delegacias distritais de Mangabeira (9ª DD) e Manaíra (12ª DD), que integra o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), na Capital. A cidade de Bayeux é atendida pela delegacia de Santa Rita (6ª DD) e Cabedelo tem plantão 24 horas.

Nas cidades do interior, o atendimento durante o dia é realizado pelas delegacias municipais ou distritais e no período noturno as ocorrências são registradas nos polos de plantão. A única exceção se refere ao registro de roubos de cargas, que devem ser feitas diretamente na delegacia especializada de roubos e furtos de veículos em João Pessoa”, salientou Isaías Gualberto, delegado Geral adjunto.

Delegacia On line O delegado Isaías Gualberto ainda lembra que ocorrências simples como extravios de documentos e pequenos furtos, em que não haja violência, podem ser comunicadas à polícia pela internet. “De forma rápida e simples, o usuário de qualquer lugar do Estado pode acessar a Delegacia Online e fazer o Boletim Eletrônico de Ocorrência”, explicou.

O acesso está disponível através do endereço eletrônico www.delegaciaonline.pb.gov.br, ou ainda, através da página interna da Secretaria de Segurança no Portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br).