João Pessoa
Feed de Notícias

Ocorrência deve ser registrada nos meses de junho, julho e agosto, segundo prognóstico da VI Reunião

segunda-feira, 24 de maio de 2010 - 16:37 - Fotos: 
Nos dias 19 e 20 de maio a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, Marle Bandeira, esteve participando da VI Reunião Climática para o setor Leste do Nordeste do Brasil, em Aracajú. Durante o evento, a previsão feita para o próximo trimestre, que compreende os meses de junho, julho e agosto, é que para o setor Leste nordestino ocorram chuvas em torno da média.

De acordo com Marle Bandeira, os modelos de previsão oceânica indicam a configuração do episódio frio do El Niño-Oscilação Sul, o fenômeno La Niña, e a permanência das temperaturas acima do normal no Oceano Atlântico Tropical.

A previsão de consenso atribuiu os seguintes valores de probabilidades para as três categorias de previsão para o setor Leste do Nordeste: 30% acima da média, 40% normal e 30% abaixo da média. Contudo, não se descarta grande irregularidade na distribuição das chuvas, inclusive com possibilidade de eventos extremos no leste do Nordeste no decorrer deste período.

Na região semiárida do Norte do Nordeste, as chuvas durante o trimestre devem seguir os padrões climatológicos. A próxima reunião de Análise e Previsão Climática para o Leste do Nordeste ocorrerá nos dias 17 e 18 de junho, em Salvador (BA).

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Aesa