João Pessoa
Feed de Notícias

Obras entregues por Maranhão também beneficiam cidades de Pilar, Juripiranga e São Miguel de Taipu

quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 18:53 - Fotos: 
A cidade de Itabaiana ganhou nesta quinta-feira (17), três importantes obras hídricas: o Sistema Adutor Acauã, um novo reservatório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e uma nova Estação de Tratamento d’Água (ETA), equipamento totalmente automatizado e que faz a captação da água no rio Paraíba, realiza todos os procedimentos químicos de tratamento, armazena e ainda distribui o líquido para os municípios de Pilar, Juripiranga, São Miguel de Taipu e a própria Itabaiana.

O governador José Maranhão inaugurou a Estação de Tratamento d’Água e a Adutora Acauã na noite desta quinta-feira, depois de entregar o sistema dos municípios de Mogeiro, Juripiranga e Pilar.
A população de Itabaiana comemorou os investimentos que o Governo do Estado levou à cidade, garantindo segurança hídrica e mais qualidade de vida às pessoas.  Já a ETA de Salgado de São Félix, inaugurada na quarta-feira, também abastece Mogeiro.

Acauã possui sistema de automação destinado ao controle à distância de todos os seus componentes físicos: são oito Estações de Bombeamento, três Estações de Tratamento de Água, 18 chafarizes, além de reservatórios apoiados e elevados construídos em pontos estratégicos dentre as 10 cidades atendidas. A construção do sistema consumiu mais R$ 113 milhões. A tubulação percorre uma extensão de 93 quilômetros para ofertar água de qualidade a 135 mil paraibanos.

Josélio Carneiro, com fotos de Ernane Gomes, da Secom-PB