Fale Conosco

30 de setembro de 2011

Obras do Canal Acauã-Araçagi serão iniciadas em janeiro



O Canal Acauã-Araçagi é uma das obras hídricas mais importantes já realizadas na Paraíba. Ele será a porta de entrada das águas do Rio São Francisco no Estado. As águas chegarão pelo Eixo Leste, no alto rio Paraíba, região de Monteiro, situada no Cariri Ocidental. O início das obras do canal está previsto para janeiro de 2012.

Orçada em R$ 933 milhões, a obra vai integrar as bacias hidrográficas da vertente litorânea paraibana, como uma das formas de aproveitamento das águas oriundas do rio São Francisco, garantindo o suprimento regular de água aos municípios da Planície Costeira Interior do Estado da Paraíba, região com tradição agrícola no Estado.

O sistema adutor está projetado para captar água no Açude Acauã, no baixo rio Paraíba, sul do Estado, e transportá-la até o rio Camaratuba, situado na porção norte da Planície Costeira Interior, cruzando e integrando as bacias hidrográficas dos rios Gurinhém, Miriri e Mamanguape/Araçagi.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, disse que esse foi o maior convênio celebrado entre o Ministério e um Estado. Ao todo, serão beneficiados aproximadamente 16 mil hectares de terras agricultáveis e garantido o abastecimento d’água de 35 municípios. Entre os municípios pelo qual os 112 quilômetros de extensão do sistema adutor vão atravessar estão Ingá, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape, Araçagi e Itapororoca.