João Pessoa
Feed de Notícias

Obras do Binário de Bayeux geram empregos e fazem crescer comércio local

terça-feira, 8 de janeiro de 2013 - 18:18 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

O município de Bayeux está se beneficiando duplamente com a construção do binário: além de gerar empregos, a obra tem estimulado moradores a investir em novos pontos comerciais ou ampliar seus negócios nas avenidas que integrarão uma das vias. Vários comerciantes estão empolgados com as melhorias que o binário já está trazendo e investem na ampliação de mercadinhos, mercearias, armarinhos, panificadoras e outros ramos de atividades. Outros moradores estão adaptando suas casas para abrir algum tipo de negócio.

Silvana Alves, dona de um  mercadinho no cruzamento da rua Joaquim Fernandes com avenida Estrela, afirma que o binário tanto vai melhorar o trânsito na avenida Liberdade quanto nas demais ruas da segunda via. Com relação ao comércio ela está contente com o aumento da clientela. “Valorizou muito o ponto comercial e nossas casas. A obra já trouxe muitos benefícios e muita gente está abrindo ou ampliando seu comércio, essa é uma boa notícia”, disse.

Dona Luzinete Viana, 63 anos, mora em Bayeux há 27 e trabalha em uma panificadora. Ela declarou que o binário está trazendo muitos benefícios para a população da cidade. “O trânsito na avenida Liberdade será bem melhor, vai ser mais seguro para todos”.

Empregos – As obras do binário, que têm previsão de serem concluídas em fevereiro próximo, geraram empregos para muitas pessoas de Bayeux. José Ramiro da Silva, aposentado, foi contratado pela construtora e trabalha na obra há quatro meses. A maioria dos operários são da cidade, uma orientação do Governo do Estado em priorizar a população local com postos de trabalho.

O diretor de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Hélio Cunha Lima, informou que 80% dos trabalhos estão executados e que a iluminação, com cerca de 90 postes, foi concluída nas ruas Luiza Lira de Lima, Joaquim Fernandes, Pinheiro Machado, Elvira Marsicano e Santa Rita, localizadas no entorno do binário. O acesso às BRs 101 e 230 será pelas ruas Petrônio Figueiredo e Engenheiro de Carvalho, que também estão recebendo melhoramentos.

Nos próximos dias começa a ser retirado o antigo asfalto da avenida Liberdade para a implantação da nova pavimentação com revestimento em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

As obras estão sendo realizadas com recursos do Estado: R$ 6,5 milhões nas obras de engenharia e mais de R$ 4 milhões nas desapropriações de imóveis residenciais e comerciais, informou o superintendente do DER, Carlos Pereira.

Os principais serviços em execução no binário de Bayeux são complementação e melhoramento do sistema de drenagem de águas pluviais e subterrâneas, adequação do alinhamento das ruas paralelas à avenida Liberdade que compõem o binário, recapeamento asfáltico dessas avenidas, padronização de calçadas laterais, implantação de paradas de ônibus, sinalização horizontal e vertical, e iluminação ornamental.