João Pessoa
Feed de Notícias

Obras de abastecimento de água de Alhandra seguem em ritmo acelerado

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 - 10:10 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), está construindo um novo sistema de abastecimento de água para atender a população do município de Alhandra, localizado no Litoral Sul paraibano. De acordo com o presidente da companhia, Deusdete Queiroga, a obra está orçada em R$ 882.271,91 e deverá ser concluída já no próximo mês de abril.

Ele ressaltou que, inicialmente, o novo sistema irá beneficiar cerca de 3.700 famílias, porém, a estimativa do projeto elaborado pela Cagepa é de atender até 22 mil habitantes. Ainda de acordo com Queiroga, a obra contempla a construção de uma estação de tratamento de água; um reservatório apoiado, com capacidade de 30 mil litros; uma estação elevatória de água tratada; e uma casa de química, onde serão armazenados e processados os materiais utilizados no tratamento da água.

Segundo o gerente de Controle da Qualidade da Cagepa, Antônio Batista Guedes, a obra representa uma melhoria considerável na qualidade da água distribuída para a população. “Embora o abastecimento de água em Alhandra ainda seja satisfatório, ele não conseguiu acompanhar o aumento da demanda. Com o novo sistema, vamos agilizar o tratamento e a distribuição de água”, observou.

Batista ressaltou que, com esta obra, o problema será solucionado de forma definitiva, já que está em construção uma estação de tratamento de água do tipo convencional. “Uma vez construída e passando a operar, a nova estação também vai enquadrar a água dentro dos padrões determinados pela Portaria 2914 (emitida em dezembro de 2011), do Ministério da Saúde”, acrescentou.