João Pessoa
Feed de Notícias

Obras da Barragem de Pitombeira estão em ritmo acelerado

quarta-feira, 2 de outubro de 2013 - 18:04 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

As obras da Barragem de Pitombeira, na cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, estão em ritmo acelerado. As bases do reservatório e do sangradouro estão em fase de conclusão e começou a limpeza da área de 69 hectares. A obra, que tem investimentos orçados em R$ 7.192.212,05, com recursos do Governo do Estado e do Plano de Aceleração do Crescimento- PAC Estiagem, vai beneficiar mais de R$ 28 mil moradores da região.

Nesta quarta-feira (2), o secretário executivo da Interiorização da Ação do Governo, Moacir Rodrigues, visitou o canteiro de obras. “Os serviços estão avançados na barragem do Riacho Pitombeira. É um sonho da população das zonas urbana e rural de Alagoa Grande que o governador Ricardo Coutinho está transformando em realidade”, enfatizou Moacir.

Ele acrescentou que a capacidade de armazenamento da barragem será de 2.955.820 metros cúbicos de água, garantindo por 30 anos segurança hídrica para a população e proporcionando o desenvolvimento social e econômico da cidade berço de Jackson do Pandeiro.

Afluente – A barragem vai represar as águas do Rio Pitombeira, afluente do Rio Mamanguape. A divisão do curso do rio Mamanguape em alto, médio e baixo cursos se dá não só em função do relevo e do clima, mas, sobretudo, do tipo de ocupação e das atividades econômicas que se desenvolvem ao longo do rio. Sendo assim, o alto curso compreende o trecho em que o rio está sobre o Planalto da Borborema, descendo a serra e passando por Alagoa Grande até a cidade de Mulungu.