João Pessoa
Feed de Notícias

Objetivo é inibir a ação dos criminosos e evitar assaltos

quarta-feira, 17 de novembro de 2010 - 18:22 - Fotos: 
As empresas ainda não começaram a pagar o décimo terceiro salário, mas a Polícia Militar da Paraíba já iniciou nesta semana um esquema para reforçar a segurança nas principais áreas do Centro de João Pessoa. O objetivo é inibir a ação de criminosos e evitar assaltos que costumam ser registrados nessa época do ano, quando aumenta o volume de dinheiro circulando na cidade. Policiais de várias modalidades estão fazendo rondas em locais próximos a bancos e lojas.

De acordo com o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Carlos Américo, o esquema será intensificado até o começo de dezembro. No último mês do ano, cerca de 240 homens irão trabalhar por dia no policiamento no Centro de João Pessoa. Além das rondas e eventuais revistas, eles farão blitzen em ônibus.

A Polícia Militar também está planejando uma operação de segurança para colocá-la em ação no último mês do ano. De acordo com o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Wolgrand Lordão Júnior, o esquema será empregado na Capital e nas cidades do interior. “Todas as unidades já receberam determinação do Comando da PM para intensificar a segurança nesta época do ano. Em João Pessoa, o efetivo será empregado nas proximidades de banco e, no interior, ficará perto das agencias dos Correios, porque é por elas que o pagamento do 13º salário é feito”, afirma.

Apesar do aumento de policiais na rua, as pessoas devem adotar cuidados para não se tornarem vítima da ação de marginais. A primeira recomendação é evitar transportar grande soma de dinheiro, principalmente no mês de dezembro. Outra orientação é evitar expor objetos de valor, como celulares, máquinas fotográficas e jóias, e ficar atento às pessoas em volta. Ao perceber alguma atitude suspeita, o recomendável é entrar em local público e acionar a polícia pelo número 190.

Nathielle Ferreira, da Secom