João Pessoa
Feed de Notícias

Objetivo é coibir o alcoolismo ao volante e prevenir acidentes

segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 09:59 - Fotos: 
Os torcedores que forem dirigir devem ficar bem longe das bebidas alcoólicas. É que a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão realizar blitzen nos dias de jogos da Seleção Brasileira. Ao todo, serão quase 170 agentes, distribuídos em pontos estratégicos de João Pessoa para intensificar a fiscalização.
 
O objetivo é coibir o alcoolismo ao volante e prevenir acidentes. Quem for pego embriagado conduzindo algum tipo de carro ou moto será enquadrado na Lei Seca. As penas incluem a apreensão do veículo e da carteira de habilitação, a aplicação de multas e a condução do infrator à delegacia.

De acordo com o comandante da CPTran, capitão Arilson Valério da Silva, as blitzen ocorrerão também durante os festejos juninos, mas se concentrarão, principalmente, nos dias dos jogos do Brasil, já que os torcedores podem cometer excessos nessas ocasiões.

“As operações irão ocorrer nos horários noturnos e diurnos, nos locais de grande concentração de pessoas. Além de cumprir a Lei Seca, iremos verificar a documentação do carro e do motorista e o cumprimento das normas de segurança no trânsito”, destacou.
 
Só a CPTran vai empregar um efetivo de 108 homens nas operações que irão prosseguir até o dia 11 de julho, data do último jogo da Copa Mundial. Durante as abordagens, os policiais irão usar bafômetros e etilômetros. “Sempre que encontrarmos algum veículo suspeito, iremos fazer a abordagem para as averiguações”, completou o comandante.  

Além da Copa, os festejos de São João também irão exigir fiscalização redobrada no trânsito. Equipes da CPTran estarão presentes em locais de grandes eventos juninos para ordenar o fluxo de veículos e coibir as infrações. Os policiais serão distribuídos nas cidades de Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo.   

Três mil bafômetros

O Detran adquiriu três mil bafômetros descartáveis para usar durantes os meses de junho e julho. O superintendente do órgão, coronel Francisco de Assis, ainda acrescenta que 60 servidores serão encarregados de realizar operações educativas e repreensivas.

“Iremos tentar conscientizar os motoristas sobre os perigos do consumo do álcool, mas também iremos aplicar ações punitivas e fazer valer a Lei Seca”, garantiu.
 
Dicas

Para quem deseja torcer pela seleção sem preocupações com o trânsito, as autoridades aconselham a deixar o carro em casa e usar ônibus ou táxis para ir aos locais de comemoração. Além disso, a polícia dá outras dicas que podem aumentar a segurança durante os dias de festejos. Observe:

•    Não ostente objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor.
•    Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito;
•    Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, cigarros, etc.
•    Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta ou luzes acesas), não entre em casa, chame a polícia.
•    Separe antes o valor da passagem, para não mostrar o dinheiro na hora de pagar a condução.
•    Para esperar o ônibus, procure as paradas mais movimentadas ou localizadas em frente a estabelecimentos comerciais.
•    Nunca deixe dentro do carro documentos, talões de cheques, cartões de crédito e volumes à vista que possam chamar atenção de criminosos.
•    Nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de suspeitos;
•    Não dê carona a estranhos e nem ajude motoristas em locais ermos. Avise à polícia o que viu.
•    Os ladrões se valem de nossos momentos de descuido. Em caso de assalto, não reaja. Sua vida não tem preço.

Nathielle Ferreira, da Secom-PB