João Pessoa
Feed de Notícias

O último dia para repassar as informações exigidas pelo Ministério da Saúde é nesta quarta-feira (08

quarta-feira, 2 de junho de 2010 - 14:48 - Fotos: 
Até a manhã desta quarta-feira (2), último dia de vacinação contra as gripes pandêmica H1N1 e a comum, a Paraíba havia vacinando 1.322.846 pessoas, contra a gripe A. A meta, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), era imunizar, pelo menos, 80% de uma população de 1.946.386, ou seja, 1.557.109 pessoas. Já com relação à vacinação contra a gripe comum, foram imunizadas 290.203 pessoas com mais de 60 anos, o que representa 70,76% da população-alvo. O coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque, destacou que 105 dos 223 municípios paraibanos, não haviam atualizado a informação no Sistema Nacional de Imunizações (PNI), o que pode significar que a Paraíba vacinou mais gente do que o registrado nesta quarta-feira.

Walter Albuquerque está solicitando, inclusive, aos municípios que atualizem o Sistema de Informação do PNI. “Deixaram de atualizar as informações, 105 municípios paraibanos e o último dia para repassar as informações exigidas pelo Ministério da Saúde é nesta quarta-feira. É bom lembrar que os municípios recebem recursos para a realização da campanha e precisam prestar contas”, frisou. Ele também lembrou que o Sistema de Informação é disponibilizado para qualquer pessoa e todos podem conferir aquele município que não cumpre a meta.

Jovens e adultos sem proteção – O coordenador de imunização da SES, Walter Albuquerque, avaliou que o grupo que não correspondeu à campanha foi o de jovens e adultos entre 20 e 39 anos. “Tivemos mais dificuldade, principalmente, com os homens que estão dentro da faixa etária de 20 a 39 anos. O problema é que eles não têm a consciência de que quando estão imunizados protegem a sua família e as pessoas que estão ao seu redor”, disse. Ao todo, foram imunizados 855.961, de uma população estimada em 1.259.975 pessoas.

O grupo das crianças de 2 a 4 anos, que entrou por último na campanha e tiveram menos tempo do que os demais, também ficou muito abaixo da meta com 7.587 vacinados. Neste número ainda não estão contabilizadas as crianças indígenas e portadores de doenças crônicas, que se vacinaram em outras etapas. A campanha teve início em todo o Brasil no dia 8 de março e estava prevista para ser encerrada no último dia 21, mas foi prorrogada até este dia 2 de junho.  

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB