João Pessoa
Feed de Notícias

O sistema vai quantificar a violência, registrando situações de negligência e abandono contra crianç

terça-feira, 12 de janeiro de 2010 - 14:55 - Fotos: 
A Paraíba vai ganhar reforço na luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. O Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia) vai ser instalado a partir do dia 31 de janeiro em todo o Estado, garantindo a informatização de 223 Conselhos Tutelares. A previsão é da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), que já começou a capacitar os conselheiros, na área de informática, para manusear o sistema.

De acordo com o coordenador do Sipia na Paraíba, Maxwuel Nogueira,  o programa já está pronto para atender todos as instituições que integram a rede de proteção de meninos e meninas. “A estimativa é que, até o fim do mês, aconteça o lançamento deste sistema na Capital”, afirma.

Com a implantação do Sipia nos Conselhos Tutelares, o Estado vai aderir ao Banco de Dados Nacional da Secretaria Nacional de Direitos Humanos sobre a violação dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O sistema vai quantificar a violência, registrando situações de negligência e abandono contra crianças e jovens. “Através disso, será possível identificar tanto o agredido como o agressor, gerando uma radiografia das violações”, explica o coordenador do Sipia. Cerca de dez conselheiros tutelares, entre as Regiões de Mangabeira e Praia, já foram capacitados.

Para Nilson Sabino, conselheiro da Região de Mangabeira, os computadores serão fundamentais para o trabalho de alimentar o banco de dados. “Os equipamentos vão agilizar nossa forma de atuação, nos ajudando no combate às agressões aos direitos infanto-juvenis”, afirmou. Sabino faz parte do grupo de conselheiros já capacitados pelo Governo do Estado. “No começo foi um pouco difícil, pois são muitas informações. Mas foi só pegar a prática que deu tudo certo”, garantiu.  

Através do Governo Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Humano conseguiu uma suplementação de recursos para a compra de computadores e informatização de todos os Conselhos Tutelares da Paraíba. A partir do fim deste mês, uma das primeiras metas do governo vai ser informatizar 105 Conselhos Tutelares de municípios do interior do Estado.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH