Fale Conosco

25 de novembro de 2014

‘O Mundo Encantado do Trânsito’ leva mensagens educativas para as escolas



O  Instituto de Educação da Paraíba, na Avenida Camilo de Holanda, Centro de João Pessoa,  foi a escola escolhida pelo Governo do Estado para a estreia do espetáculo  “O Mundo Encantado do Trânsito”, dentro das atividades educativas programadas para a Operação Verão, executada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A peça será apresentada nesta quarta-feira (26), às 8h.

No espetáculo, personagens da literatura infantil e do mundo das fábulas vivenciam situações do cotidiano do trânsito, ao mesmo tempo em que passam mensagens de segurança e bom comportamento, na construção de um trânsito mais humano. A peça é encenada pelo grupo Arretado Produções Artísticas, com direção de Edilson Alves. 

O Mundo Encantado do Trânsito” foi criado e adaptado ao  tema por Nelson Alexandre, que pesquisou elementos fundamentados nas leis de trânsito para a elaboração do texto. Desrespeito ao pedestre e ao ciclista, consumo de  bebidas alcoólicas antes de  dirigir, excesso de velocidade e o uso do celular ao volante estão entre os temas abordados no espetáculo. Já estão programadas apresentações em 16 escolas públicas da Capital e depois o espetáculo deve ser levado para outras cidades.

Nesta quarta-feira, além do Instituto de Educação da Paraíba, “O Mundo Encantado do Trânsito” será apresentado na escola Municipal Nazinha Barbosa, no bairro de Manaíra, às 10h; na Escola Estadual Epitácio Pessoa, em Tambiá, às 14h,  e no Sesquicentenário, no Pedro Gondim, às 16h.

Operação Verão – A Operação Verão foi lançada no dia 20 de novembro, em João Pessoa. Além da peça “ O Mundo do Carro Encantado”, a campanha está levando o espetáculo de rua “O Cordel do Carro Encantado”, do grupo “ Quem tem boca é pra gritar”, para vários municípios paraibanos.

Os atores também estão fazendo intervenções nos principais cruzamentos das cidades, abordando motoristas e pedestres com mensagens educativas de trânsito. Durante a Operação Verão, que prossegue até depois do Carnaval em todo o Estado, também estão sendo intensificadas as ações de fiscalização da Operação Lei Seca.