Fale Conosco

8 de setembro de 2017

Nutrição do Trauma JP realiza acompanhamento com pacientes nos retornos ambulatoriais



Visando a continuidade nutricional dos pacientes que recebe alta hospitalar, a equipe de nutrição do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa vem realizando um trabalho de acompanhamento e orientação nutricional nos retornos ambulatoriais. A ação acontece no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), onde são realizados os retornos da instituição de saúde.

Para a coordenadora do setor de Nutrição, Christiani Carneiro, o acompanhamento nutricional é essencial na recuperação do paciente. “Muitos dos pacientes já têm problemas crônicos tais como: diabetes, colesterol, pressão elevada, obesidade, entre outros e quando vão para casa descuidam da alimentação, fragilizando o tratamento.  Pensando nesta problemática, desenvolvemos um plano alimentar que acompanha a evolução do paciente, para que ele possa continuar cuidando da saúde em sua residência, sem interferir na boa recuperação”, explicou.

O setor da Nutrição do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, alcançou 93,75% de índice de satisfação, conforme Pesquisa realizada na unidade, no primeiro trimestre do ano. Mais de 600 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, preencheram o formulário de opinião, e puderam avaliar os principais serviços prestados pelo setor. Também foram avaliados no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop).

Projeto da nutrição – Diariamente são oferecidas  seis alimentações diferenciadas aos pacientes, acompanhantes e funcionários: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Outro projeto de destaque é ‘O cuidado com o cuidador, faça do seu alimento o seu medicamento’. “Investimos nos funcionários que possuem alguma morbidade ou patologia, através de um cardápio diferenciado gostoso e nutritivo. A alimentação é produzida por um chef e tivemos bons resultados. Vamos estender agora para preparações fitness com a introdução de grãos de bico e cereais. O objetivo é buscar sempre a excelência”, completou a coordenadora.

A Nutrição também conta com o projeto ‘Sentinela’ que é voltado para os colaboradores da área assistencial. Os nutricionistas fazem educação continuada in loco, com palestras relacionadas à Terapia Nutricional dos internos. Os profissionais debatem sobre suplementação e jejum prolongado, como também orientam pacientes que estão com sondas quando recebem alta hospitalar. “Os indicadores têm demonstrado que este programa tem funcionado muito bem, diminuindo até o risco de mortalidade do paciente”, disse Christiane Carneiro.

A equipe da Nutrição é formada por 27 nutricionistas que atuam no Hospital de Trauma e Htop, 24 horas por dia diariamente.