Fale Conosco

9 de junho de 2009

Núcleo ensina portador de hanseníase a evitar acidentes em festas juninas



O Núcleo de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta quarta-feira (10), no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, uma roda de conversa com familiares e portadores de hanseníase. A ação faz parte das atividades dos grupos de autoajuda que a SES realiza uma vez por mês. Desta vez, o tema da discussão será ‘Brincando as festas de São João com atenção: protegendo olhos, pés e mãos’.
 
“Historicamente no mês de junho, as pessoas utilizam muitos objetos de risco, porque é um período em que se faz fogueiras, comidas juninas, sem falar que muita gente solta fogos de artifício. Por isso, decidimos promover essas rodas de conversa para ensinar aos portadores de hanseníase a se prevenirem de forma correta”, explicou Geísa Cristina Pereira Campos, chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas, que além da hanseníase, monitora, planeja e promove ações de controle e prevenção de tuberculose e hepatite.

A programação deste mês inclui, também, rodas de conversa no dia 15, na Secretaria Municipal de Cajazeiras e na residência de ex-pacientes de hanseníase, em Bayeux. No dia 16, a discussão será realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Catolé do Rocha. O evento também deverá acontecer no Serviço Municipal de Saúde de Campina Grande (previsto para o dia 17). No mesmo dia, acontece uma roda de conversa no Serviço de Fisioterapia de Pedras de Fogo. Todos esses municípios possuem grupos de autoajuda.

Cada grupo conta, em média, com a participação de 20 pessoas. Os trabalhos terão a participação de Arthur Custódio, presidente do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan Nacional).
Em 2008, a SES registrou 769 novos casos da doença no Estado. Até maio deste ano, foram notificados 216 casos. A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico.

Assessoria de Comunicação da SES-PB