Fale Conosco

9 de abril de 2015

Núcleo de Tecnologias em Saúde do Estado é pioneiro em certificação de softwares de saúde no país



O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), de administração indireta do Governo do Estado, é o primeiro laboratório com capacidade laboratorial e profissional capaz de certificar softwares de saúde do país. O Núcleo, que fica localizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, é um centro de especialização em engenharia biomédica apto a executar atividades nas áreas de Engenharia Clínica, desenvolvimento de produtos, validação de software embarcado em dispositivos médicos, design e manipulação de imagens médicas.

O projeto foi financiado através de um convênio firmado entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) do Governo Federal e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

De acordo com a coordenadora da Área de Tecnologias 3D/Prototipagem, Nadja Maria Oliveira Brito, o Nutes tem capacidade laboratorial para análise da qualidade de software embarcado em sistemas médicos e para análise da qualidade de tecnologias de produtos para a saúde, com participação efetiva de docentes e discentes de áreas multidisciplinares, principalmente da Engenharia da Computação e Saúde. O projeto conta ainda com uma Cooperação Técnica formal e contratual com o Institute of Experimentelles Software Engineering – IESE, que é uma unidade do Instituto Fraunhofer da Alemanha.

“A qualidade e efetividade de produtos da área médica e odontológica estão cada vez mais associadas ao nível e complexidade das tecnologias incorporadas, de maneira que tecnologia e a saúde são universos crescentemente indissociáveis. A Universidade Estadual da Paraíba entendeu essa dinâmica. Prova disso é que o Nutes é o primeiro laboratório com capacidade laboratorial e profissional capaz de certificar softwares de saúde do país e configura-se como um dos grandes projetos na área tecnológica desenvolvida pela UEPB”, disse Nadja Brito.

As ações do Núcleo trazem benefícios para os profissionais que atuam com biomedicina e engenharia biomédica, bem como para hospitais de traumas, clínicas de odontologia, fisioterapia, além das clínicas escolas da Universidade credenciadas pelo SUS, cujos atendimentos se destinam não só a pessoas do Município de Campina Grande, mas também de todas as regiões circunvizinhas do Estado da Paraíba. São beneficiados pelo Nutes os seguintes hospitais: Hospital de Trauma de Campina Grande Dom Luís Gonzaga Fernandes, Hospital da Restauração do Recife (Pernambuco), Hospital Geral de Fortaleza (Ceará) e Hospital Napoleão Laureano (João Pessoa).

“Por estarmos inseridos numa instituição pública e financiados por orçamento público temos a responsabilidade social de devolvermos à população paraibana o investimento feito, na forma de serviços prestados e soluções na área de inovação tecnológica para saúde, tanto no diagnóstico e planejamento quanto no tratamento de pacientes traumatizados e operados por causas diversas e que estão sendo submetidos a procedimentos cirúrgicos reabilitadores complexos”, enfatizou Nadja Maria Brito.

Dados – O Ministério da Saúde aponta o Sistema Único de Saúde (SUS) como responsável por aproximadamente 70% da demanda nacional de consumo de equipamentos e materiais de uso médico. Esse fato coloca o Sistema Público como principal agente demandante de produtos médicos do setor.

Segundo Nadja, a Paraíba e os demais estados nordestinos carecem de profissionais de tecnologias em saúde, de modo a permitir uma ampla difusão deste profissional nos estabelecimentos de saúde, em especial, nas instituições prestadoras de serviços ao SUS.

“O Nutes tem como objetivo a construção do Laboratório Fábrica do núcleo, que irá permitir a fabricação de produtos e tecnologias estratégicas ao SUS e a execução de atividades de pesquisa. Com este projeto o núcleo poderá absorver tecnologias, realizar sua produção, permitindo que nele sejam realizadas atividades de construção e desenvolvimento de protótipos de equipamentos eletromédicos. Buscamos possibilitar o adequado desenvolvimento de tecnologias ao SUS, qualificação de recursos humanos, pesquisadores e estudantes habilitando-os ao exercício de atividades necessárias ao desenvolvimento tecnológico do complexo industrial da saúde”, concluiu Nadja Maria Brito. O Nutes fica localizado na UEPB. O telefone de contato é (83) 3315-3336.