João Pessoa
Feed de Notícias

Núcleo de Filosofia Medieval da UEPB divulga calendário de pesquisas

quarta-feira, 14 de abril de 2010 - 08:51 - Fotos: 

Pretendendo, entre outros objetivos, construir um ambiente propício à reflexão, o Núcleo desenvolve atividades variadas e promove eventos na área de filosofia medieval.

Nesta quinta-feira (15), por exemplo, será apresentado o tópico A ideia de uma Ética do Amor nos Sermões de Nicolau de Cusa, numa preleção realizada pela professora da UEPB, Maria Simone Marinho Nogueira. O encontro é aberto a toda comunidade acadêmica e ao público em geral.

As discussões acontecem sempre às 16h, na Sala do Principium, no Centro de Educação (CEDUC II), situado na Avenida Floriano Peixoto, 1461, Centro.

No dia 22 deste mês, um dos temas abordados será Raízes Medievais do Modus Vivendi do Sertanejo Nordestino, a partir da análise de ‘A visão de Deus’, de Nicolau de Cusa, e da obra fonográfica ‘Tramas do Sagrado’, de Elomar, pelo estudante do 2º ano de Filosofia da UEPB, Daniel Almeida Bezerra. Em seguida, será explanado O Livre Arbítrio em Agostinho e Schopenhauer – Alguns paralelos, pelo estudante do 3º ano do curso, Fagner Veloso da Silva.

No dia 13 do próximo mês, a proposta é debater A Hierarquia dos Poderes em Marsílio de Pádua, com Cícero Giuseppe Gomes da Cunha, estudante do 4º ano de Filosofia. Haverá, ainda, a tradução de alguns capítulos do ‘De visione dei’, de Nicolau de Cusa, com os estudantes José Leonardo Alexandre Lacerda e Maria Selma Araújo – ambos provenientes do 3º ano de Filosofia. No dia 27 de maio, será a vez de Sabedoria e/ou Erudição em ‘O Idiota’, de Nicolau de Cusa, tendo a frente o estudante Fágner Raniery Oliveira, do 4º ano de Filosofia.

Vinculado ao curso de Filosofia da UEPB e coordenado pela professora do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Simone Marinho, o Núcleo trabalha com três linhas de pesquisa: Multiculturalismo e Diálogo Interreligioso na Idade Média, A Relação Humano-Divino na Mística Medieval, e Ética e Política na Filosofia Medieval.

Assessoria de Imprensa da UEPB