João Pessoa
Feed de Notícias

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEPB avalia as ações de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 - 19:06 - Fotos: 

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e dos Povos Indígenas (Neab-í) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou na tarde desta segunda-feira (14), uma reunião no Centro de Educação (Ceduc I) da UEPB, localizado no Bairro do Catolé, em Campina Grande. Na oportunidade, foi procedida uma avaliação das atividades propostas pelo Núcleo ao longo deste ano. Além disso, iniciou-se o planejamento das ações a serem efetuadas em 2010.

Um dos coordenadores do projeto, o professor Jomar Ricardo da Silva, disse que 2009 representou um ano proveitoso para o Núcleo. Entre as conquistas do período, ele citou a consolidação da Especialização História e Cultura Afro-Brasileira na UEPB e as atividades de extensão realizadas no município de Santa Luzia. Na região, foi efetuado um curso sobre a formação de professores do ensino fundamental e médio, provenientes de instituições de ensino públicas e privadas, sobre temáticas relacionadas aos povos afro-brasileiros e indígenas.

Questões como a representação do negro nos livros didáticos e na literatura de cordel, além de variados outros tópicos pertinentes foram abordados durante a iniciativa, conforme acrescentou Jomar. “Um dos anseios do Neab-í para o ano que vem é justamente prosseguir com este trabalho, desta feita em Alagoa Grande, cidade conhecida pela comunidade quilombola Caiana dos Crioulos”, destacou.

Para Jomar, é gratificante desenvolver ações similares, porque ocorre a reprodução do conhecimento. O Neab-í surgiu em 2006 e conta atualmente com a participação estimada de 30 pessoas, entre professores e alunos da UEPB dos cursos de História, Geografia, Letras, Serviço Social e Filosofia.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB