João Pessoa
Feed de Notícias

Núcleo de Acolhida Especial realiza comemoração em João Pessoa

quinta-feira, 12 de junho de 2014 - 11:54 - Fotos: 

Comida de milho, alegria e muito forró. Foi assim a comemoração junina, na noite dessa terça-feira (10), dos cerca de 70 usuários do Núcleo de Acolhida Especial (NAE), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

A decoração nos corredores do NAE já indicava que a festa seria boa. Tudo, cuidadosamente, organizado pela equipe de profissionais que faz parte do Núcleo. Uma mesa com comidas típicas do período junino dava o tom especial à festa.

O trio de forró pé de serra com a sanfona, triângulo e zabumba fez todo mundo dançar. A diretora do NAE, Maria de Lourdes Magno Bacalhau, disse que entre o calendário de atividades do NAE, o São João é uma das comemorações mais esperadas.

Para realizar a festa junina tivemos também o apoio da ONG Amescom, que sempre acompanha os usuários do NAE e fazendo trabalhos voluntários”, contou

Acolhimento o ano todo – O Núcleo de Acolhida Especial, localizado na rua Bom Jesus, no bairro do Rangel, é uma instituição vinculada à Sedh que tem como objetivo acolher pessoas doentes, em sua maioria portadoras de câncer. Os usuários têm idade a partir dos 12 anos, são do interior do Estado para tratamento de saúde e não têm condições de hospedagem na capital.

O Núcleo oferece aos usuários um acompanhamento humanizado com equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogo, enfermeiros e técnicos em enfermagem. O usuário também tem garantidas seis refeições diárias.

Em média, o NAE recebe 150 pessoas por mês, de vários municípios. Recentemente, o local passou por melhorias como implantação do esgotamento sanitário; compra de equipamentos (cadeiras, armários, camas, entre outros); aquisição de fogão industrial; computadores; pintura em geral; tela de proteção em alumínio; reposição de peças sanitárias; reforma do telhado com aplicação de manta impermeabilizante; reforma da guarita; construção de local para colocação de lixo, construção de um espaço para depósito, jardinagem, instalação de caixa d’água, entre outros