Fale Conosco

18 de dezembro de 2012

Núcleo de Acolhida Especial da capital comemora Natal com usuários e familiares



Usuários e familiares do Núcleo de Acolhida Especial (NAE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em João Pessoa, comemoraram nesta terça-feira (18), antecipadamente o dia de  Natal. Houve distribuição de brindes e um almoço especial.

“Moro em Nova Olinda, que fica distante uns 500 quilômetros de João Pessoa. Aqui tenho tudo: eles pegam e deixam no hospital; a comida na hora certa, sem falar que a gente faz muita amizade e um ajuda o outro”, contou o aposentado Francisco de Assis Gonçalves.

O clima entre os usuários e profissionais é de confraternização. A maioria dos pacientes em tratamento vai passar as festas de final de ano em casa com a família. A dona de casa Francisca Aldemir Alexandre, que mora em Cajazeiras, está de malas prontas. “Faz mais de um mês que estou aqui direto fazendo o tratamento. Agora, vou pra casa, já arrumei as malas”, disse.

Melhorias – Recentemente, foi realizada uma reforma nas dependências do NAE. O local  ganhou estrutura metálica para a entrada principal, protegendo usuários e seus familiares do  sol e chuva; depósito para materiais, estrutura para o lixo, rampas, equipamentos para lavanderia, além da pintura de todo o prédio.

Os corredores do Núcleo ganharam um tom especial com o artesanato produzido nos cursos profissionalizantes do Centro Integrado de Cruz das Armas (Cica).  O Núcleo tem capacidade para 68 pessoas, onde são oferecidas seis refeições diárias, acompanhamento com psicólogos; disponibilidade de assistentes sociais e enfermeiros, além de transportar os pacientes até o hospital e clínicas para os exames de rotina.