João Pessoa
Feed de Notícias

Núcleo acolhe 50 doentes/dia do interior que se tratam na Capital

segunda-feira, 29 de março de 2010 - 15:54 - Fotos: 
Inaugurado pelo governador José Maranhão no início deste mês, o Núcleo de Acolhida Especial do Estado – antigo Albergue, após passar por reforma e ampliação, atende hoje cerca de 50 pessoas diariamente, em João Pessoa. A instituição tem o objetivo de oferecer assistência às pessoas doentes e em situação de vulnerabilidade social vindas do interior da Paraíba, e desde a sua reabertura já acolheu 115 usuários.

De acordo com a diretora, Maria Aparecida de Souza, a hospedagem inclui seis refeições e transporte para os locais de tratamento especializado para 78 pessoas/dia. Vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), o Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar com assistente social, psicólogos, nutricionista e fisioterapeuta, que prestam atendimento especializado e diário.

Dona Ana Carneiro da Silva, por exemplo, viaja oito horas para fazer exames na Capital. Se não fosse o Núcleo de Acolhida Especial, ela não teria como se instalar na cidade e realizar seu tratamento. Aos 80 anos de idade, dona Ana é portadora de câncer e tem que se deslocar de seu município, Manaíra, para fazer tratamento de radioterapia no Hospital Napoleão Laureano.

“Se não existisse esse Núcleo eu não teria como me deslocar para João Pessoa e fazer meu tratamento, porque eu não tenho condições de pagar hospedagem e aqui eu também tenho alimentação, além do carinho que recebo dos profissionais”, disse dona Francisca Olegário da Silva. De acordo com a sua acompanhante, Josefa Ambrósio de Sousa, ela tem 65 anos de idade e está fazendo exames para descobrir qual a sua doença.

Dona Janete Maria da Conceição é outra acolhida do Núcleo que, aos 75 anos de idade, vem do município de Princesa Isabel para tratamento de câncer há cinco anos. Ela também destaca a importância do órgão para que pacientes residentes no interior tenham oportunidade de cuidar da saúde. “Sem essa casa da colhida eu não poderia me tratar; aqui é muito bom e nós somos muito bem tratados”, revelou.

O Núcleo de Acolhida Especial está localizado à Rua Bom Jesus, s/n, no Bairro do Rangel, em João Pessoa. Para mais informações, as pessoas interessadas podem contatar pelo telefone (83) 3218-6727. O processo de acesso à hospedagem cumpre os seguintes passos: a secretaria de saúde do município de origem do paciente deve encaminhar via Secretaria de Estado da Saúde (SES) a solicitação, pedindo autorização para concessão do serviço, ou o próprio usuário pode buscar o atendimento, para que a vaga seja garantida.

Teresa Duarte, da Secom-PB