Fale Conosco

29 de janeiro de 2015

Novos integrantes da Cipa do Hospital de Trauma de João Pessoa são empossados



Tomaram posse, no auditório da unidade hospitalar, os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para a gestão 2015/2016. A comissão é composta por 15 membros representando os empregados, que foram eleitos, e de um grupo de 15 representantes do empregador, que foram indicados pela direção.

O nome escolhido para a presidência da Cipa é o da assistente jurídica do Hospital de Trauma, Cínthia Fernandes. Já a vice-presidente eleita foi a coordenadora do Serviço Social, Neuma Ribeiro. Antes da posse, o grupo participou de um curso de 20 horas de duração ministrado por profissionais de uma empresa de Segurança do Trabalho.

Para o diretor administrativo, Sidney Schmid, todos os integrantes da comissão tem uma grande responsabilidade em suas mãos. “Todos estão capacitados para integrar a Cipa, por isso, tenho certeza que essa nova gestão vai contribuir de forma fundamental na prevenção de acidentes e na divulgação do uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual”, frisou.

Segundo a presidente, a participação, o envolvimento e o empenho de todos os membros da Cipa são fundamentais para que o trabalho da comissão obtenha êxito. “A Cipa tem uma importância muito grande para a instituição, principalmente pelo seu caráter preservacionista, primando pela integridade física dos funcionários e do patrimônio, e é com muito orgulho que presido a gestão”, completou Cínthia Fernandes.

Em seu discurso de posse, a vice-presidente Neuma Ribeiro enfatizou que toda empresa deveria valorizar a Cipa e parabenizou o Hospital de Trauma e a direção por sempre se fazer presente e motivar a equipe de cipeiros. “O êxito da segurança no trabalho depende de cada profissional, seja ele membro eleito, suplente ou indicado, mas também de todo corpo funcional do hospital e seus gestores”, frisou.

Para o técnico de segurança no trabalho, Ronaldo Roberto, entre as principais atribuições da Cipa está a divulgação aos servidores de informações relativas à segurança e saúde no seu local de trabalho. “Além de divulgar e promover o cumprimento das normas regulamentadoras é preciso fazer um trabalho vigilante de prevenção de acidentes, proporcionando um ambiente salubre para a preservação da saúde do trabalhador”, ressaltou.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é amparada no Artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também na Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), cuja aprovação foi feita através da Portaria nº 08/99, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.