Fale Conosco

5 de outubro de 2011

Novo sistema garante celeridade e controle de gastos nas secretarias de Estado



Um novo sistema informatizado de programação vai garantir o controle de gastos relativos a passagens e diárias no governo estadual. O sistema está sendo implantado há 60 dias pela Subgerência de Tecnologia da Informação da Casa Civil e deve estar pronto ainda neste mês em todas as secretarias.

A partir desse sistema, será possível acessar via web solicitações relativas a viagens e diárias de todos os servidores estaduais. O programa é internacionalizado – em inglês e português – e está sendo desenvolvido na linguagem de programação Ruby, considerada uma das mais avançadas no mercado de análise de sistemas de internet.

De acordo com Jorge Pereira, subgerente de Tecnologia da Informação da Casa Civil, com a implantação do software, haverá uma significativa economia para o Estado. “O sistema vai realizar uma varredura em todas as solicitações de viagens e diárias encaminhadas à Casa Civil. Teremos detalhamentos como valores unitários e totais dos gastos de cada servidor, quantidades de diárias, ranking das secretarias que mais realizam solicitações, enfim, teremos tudo muito especificado”, explicou.

O analista de sistemas Igor Amorim, responsável pela elaboração do novo programa, disse que o software é adaptado à linguagem jurídica e está sendo desenvolvido em tempo recorde na administração pública. “Nós começamos o projeto no início de setembro e até o dia 20 deste mês pretendemos apresentá-lo ao governador Ricardo Coutinho. Normalmente, um trabalho como esses é realizado no período de seis meses a um ano”, comparou.

Após a aprovação do sistema haverá um treinamento destinado aos secretários, consultores e requisitantes das secretarias de governo, com a exibição de uma vídeo-aula com o passo a passo do novo programa. O software para o controle de passagens e diárias é o quinto desenvolvido neste ano pela equipe de Tecnologia da Informação da Casa Civil.

Outros softwares criados pela equipe da STI

I – Sistema Gestor de Demandas – Gera relatórios e ofícios automáticos de respostas para solicitantes da secretaria particular do governador e encaminha às devidas secretarias.

II – Sistema de Controle de Estoque – Tem a função de prover agilidade no controle de estoque de materiais do Núcleo de Materiais e Patrimônio (NMP) da Casa Civil. Cadastra fornecedores, produtos, estatística de pedidos e produz relatórios online.

III – Sistema Gestor de Passagens do Gabinete Executivo – Realiza o cadastro de passagens e das secretarias beneficiadas, além de relatórios totais emitidos por mês. Com a conclusão do Sistema Gestor de Passagens e Diárias, esse módulo será substituído.

IV – Portal da SEGOV – Propõe a interação de servidores da Secretaria de Estado do Governo, através de uma mini rede social. O portal, que pode ser acessado pelo link www.segov.pb.br, inicialmente está como um portfólio com explicações dos sistemas desenvolvidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Governo da Paraíba (SGTI).