Fale Conosco

24 de abril de 2012

Novo sistema fiscal será tema de palestra para auditores e contadores em João Pessoa



Para abordar as fortes mudanças que vêm ocorrendo no mundo fiscal e contábil, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Receita, promoverá palestra com a presidente da Comissão de Estudos sobre o Sped do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará e auditora da Sefaz-CE, Maria do Socorro de Oliveira, que abordará temas relacionados ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), novo sistema fiscal.

O evento, que será destinado a auditores fiscais, contadores e estudantes de contabilidade das diversas universidades e faculdades de João Pessoa, acontecerá nesta quarta-feira (25), às 19h30, no auditório do Sebrae, localizado no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

A especialista em Escrituração Fiscal Digital e auditora da Sefaz-CE, Maria do Socorro de Oliveira, considera a implantação do Sped uma revolução tanto para o Fisco quanto para empresas contribuintes. “A busca pela modernização nas relações do Fisco e dos contribuintes já está sendo vivenciada. O meio eletrônico tende avançar ainda mais até o ano de 2014 com a obrigatoriedade de todas as empresas optantes do Simples Nacional, que é maior base de contribuintes do país e dos estados”, comentou a especialista.

Como a palestra é gratuita e as vagas no auditório do Sebrae limitadas, a Escola de Administração Tributária (Esat) da Secretaria de Estado da Receita disponibilizou o e-mail (esat@receita.pb.gov.br) e os telefones (3218-4960/7873) para que os interessados façam as inscrições.

Mudanças – O sistema tributário da União, dos estados e de alguns municípios já vive a era da informatização. A implantação da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que fazem parte também do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), vem trazendo fortes mudanças no mundo fiscal e na relação com os contribuintes.

Com o avanço tecnológico, o Fisco vem ampliando e também antecipando cada vez mais as informações fiscais das transações dos contribuintes. Ao mesmo tempo, ele trouxe benefícios como a redução do custo operacional das empresas (gastos com papel, tinta e espaço de arquivamento de notas em papel), além de otimizar o fator tempo, com a agilidade dos procedimentos realizados pelo meio eletrônico.

Curso para auditores - Desde ontem, a presidente da Comissão de Estudos sobre o Sped do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, Maria do Socorro de Oliveira, também ministra um curso sobre Sped Fiscal para cerca de 45 auditores fiscais da Secretaria de Estado da Receita, na Escola de Administração Tributária (Esat), localizada no Centro Operacional (Cop) da Receita Estadual, Distrito Industrial. Com carga horária de 20 horas, o curso será estendido até esta sexta-feira.