João Pessoa
Feed de Notícias

Novo programa da Saúde pode ser acessado por qualquer pessoa

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 - 10:45 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) colocou à disposição da população paraibana uma ferramenta que vai facilitar e tornar pública as informações de saúde sobre mortalidade e nascimentos. Já está em funcionamento o Programa Tabnet, um tabulador de dados via web que pode ser acessado por qualquer pessoa pelo endereço eletrônico tabnet.saude.pb.gov.br ou no link “Informações de saúde”, no topo do site www.saude.pb.gov.br.

 O serviço foi implantado pelos técnicos da Gerência Operacional de Resposta Rápida da SES, em atendimento ao Plano Estadual de Saúde. O Tabnet foi elaborado com a finalidade de permitir às equipes técnicas das secretarias estadual e municipais de saúde a realização de tabulações rápidas. Por meio do programa, a imprensa e a população, de uma forma geral, terão acesso à aos dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc). “Há muito tempo, planejávamos implantar a ferramenta, mas tínhamos algumas dificuldades operacionais.

]Conseguimos colocar os sistemas no ar no final desta gestão, graças ao trabalho de uma equipe, mas principalmente, do empenho de Damião da Silva Souza, que foi o técnico responsável pela implantação da ferramenta, no Estado. Também contamos com o apoio da Gerência de Tecnologia da Informação”, destacou Diana Pinto, gerente de Resposta Rápida. Pelo Tabnet, a pessoa interessada poderá ter acesso a todas as informações sobre as causas de mortes e nascidos vivos, por ano, sexo, idade, faixa etária e por município de ocorrência.

 

“Outra vantagem dessa ferramenta é que o município poderá melhorar o seu sistema de informações com o envio dos dados para que possamos manter o programa sempre atualizado”, disse Diana. A SES disponibiliza apenas os dados gerais sobre mortes e nascimentos, não sendo possível encontrar no sistema informações detalhadas que identifiquem qualquer paciente. Da Assessoria de Imprensa da SES