João Pessoa
Feed de Notícias

Novo portal tem foco na prestação de serviço e conteúdo multimídia

segunda-feira, 11 de abril de 2011 - 15:08 - Fotos: 

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (11), o novo portal institucional do órgão (www.paraíba.pb.gov.br). O portal tem como foco a produção de conteúdo multimídia, a interligação com as redes sociais e a prestação de serviço, seja com o acompanhamento das finanças do Estado, através do portal da Transparência, ou com o acesso a ferramentas que facilitem o dia-a-dia dos cidadãos, dos servidores e dos fornecedores do Estado.

De navegação fácil e prática, o portal prioriza as notícias com ênfase na instituição, de modo a possibilitar que os internautas acompanhem as ações realizadas pelo Governo. Ao ler uma matéria, os usuários terão a opção de ver outras notícias relacionadas ou comentar o conteúdo nas redes sociais.

Outra novidade é a padronização visual de todas as secretarias e órgãos do primeiro escalão da administração estadual, fato que favorece a massificação da identidade visual do Governo.

Dentro da estrutura do novo portal, merece destaque especial o link “Portal da Transparência”, espaço onde os internautas e demais visitantes terão acesso às contas públicas do Estado de forma mais clara, transparente e simplificada. O novo espaço ainda está em conclusão e deve ficar pronto nos próximos dias.

Além disso, o espaço garante conteúdo em forma de textos, imagens, áudio e vídeo, garantindo maior e melhor visibilidade às ações administrativas estaduais. “Além dos textos e fotos, vamos possibilitar que as pessoas acompanhem as notícias em forma de áudio e, em breve, de vídeo. Queremos ampliar a nossa missão, que é informar sobre os atos e ações do Governo”, afirmou a diretora de Jornalismo, Marly Lúcio.

Redes Sociais – O portal também oferece espaço para a interação. Através das redes sociais, o espaço possibilita que as pessoas comentem e compartilhem todo o seu conteúdo.  “As nossas páginas não têm fim em si mesmas. Prezamos pela interação e pela comunicação horizontal com os internautas”, comentou o diretor de Redes Sociais e Governo Eletrônico, Xhico Raimerson.

Pensando nisso, o portal possibilita o compartilhamento de fotos no Flickr, de vídeos no Youtube e também de informações pelo twitter, facebook e orkut.

“A construção do novo portal está sendo dividida em duas etapas. A primeira contempla as pastas da administração direta. Na segunda etapa serão contemplados os órgãos da indireta e também o aperfeiçoamento do portal da Transparência e a inserção de outros serviços”, acrescentou Xhico Raimerson, salientando que a visão do grupo foi focar e dar ênfase aos serviços prestados pelas secretarias e órgãos do Estado.

O portal tem como pano de fundo as imagens das fotos do “Povo no Poder”, que substituem a foto oficial do governante em órgãos públicos, pela fotografia de pessoas comuns, paraibanos e paraibanas que constroem e ajudam a desenvolver o Estado, através do seu trabalho e esperança de novos tempos.

Tabajara e A União– Dentro do Portal do Governo do Estado os cidadãos paraibanos e demais visitantes poderão acessar a programação da Rádio Tabajara AM e FM, em todas as suas modalidades (jornalística, esportiva, musical etc.).

O jornal A União também tem espaço de destaque no portal. Além de possibilitar que as pessoas leiam o diário na internet tal qual manuseasem a edição impressa, através da tecnologia Page Flip, também será possível ir direto para o link do blog da redação, que traz os bastidores da produção jornalística do jornal.

Produção – O novo portal foi totalmente produzido e idealizado pela Secretaria de Estado da Comunicação Institucional. “Os serviços não foram terceirizados. O secretário Nonato Bandeira optou por investir na contratação de profissionais especializados no assunto, o que trouxe mais economia e mais autonomia para o Estado”, revelou Xhico Raimerson, acrescentando que o portal não está pronto.

“O portal estará em constante elaboração. Queremos sempre acompanhar as tendências e novidades do mercado para oferecer serviços com eficiência e qualidade aos cidadãos e cidadãs do nosso Estado”, frisou.

“Fazer o novo portal foi uma atividade desafiadora, tanto pelo curto espaço de tempo quanto pelo próprio tamanho e natureza do projeto, que tem por objetivo central aproximar ainda mais o governo de Ricardo Coutinho de todos os segmentos sociais e populacionais da Paraíba, desde as camadas mais intelectuais até o mais simples dos paraibanos”, afirmou João Gabriel, desenvolvedor web responsável pelo novo projeto.