João Pessoa
Feed de Notícias

Novo Centro de Artesanato de Tambaú é inaugurado domingo

sexta-feira, 3 de agosto de 2012 - 16:28 - Fotos: 

Foto: José Lins/Secom-PB

O Centro de Artesanato de Tambaú será inaugurado neste domingo (5), às 17h, em frente ao Centro Turístico, onde funciona a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). A inauguração, que contará com a participação de grupos culturais e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, integra as homenagens do Governo do Estado à cidade de João pessoa, que comemora 427 anos neste 5 de agosto.  O espaço faz parte do pacote de obras anunciado pelo governador Ricardo Coutinho na quinta-feira (2), em solenidade no Teatro Santa Roza.

Os lojistas e artesãos terão um local bonito, organizado e reformado para atender suas necessidades e que também será atrativo para o turista e o consumidor paraibano. Vinte novos boxes serão entregues aos lojistas – muitos destes alocados no espaço desde os anos 1970. “A expectativa é que, a partir da inauguração, as vendas aumentem em mais de 50%. Finalmente o turista e o paraibano vão se sentir confortáveis e convidados a entrar num ambiente restaurado e agradável”, disse a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Segundo ela, desde 2008 a Empresa Paraibana pleiteia esta reforma. “Quando o governador Ricardo Coutinho assumiu o cargo, ele pressionou para o destravamento e continuidade da obra. Todo o ano de 2011 foi tentando resolver questões legais e este ano, finalmente, começamos a reforma física”, explicou.

Os mesmos lojistas que ali estavam antes da reforma são os que receberão o novo espaço. “Muitos estão aqui desde 1973 – ano da inauguração. Toda nossa assessoria jurídica fez um estudo profundo e encontrou esse respaldo. São pessoas que estão instaladas aí há tantos anos, não seria justo tirá-los”, afirmou.

Ruth Avelino adiantou que o espaço possui novos estatuto e regimento interno, que permite apenas que produtos paraibanos sejam comercializados no local. “Agora, 100% do que eles comercializarem deverá ser produzido na Paraíba. Isso vai beneficiar o artesão e o fabricante típicos da região – como manteiga queijo –, pois alguns vendem produtos gastronômicos também”, explicou.

O presidente da Associação dos Comerciantes e Artesãos do Mercado de Tambaú (ACMAT – nome que poderá mudar devido à nova nomenclatura do Centro), Vauner Azevedo, corroborou a expectativa da inauguração. “Nossa expectativa é grande. É a concretização de um sonho. Acreditamos que teremos uma maior demanda de turistas. Amargamos um longo tempo de local inapropriado e prejuízo e agora esperamos uma grande melhora”, disse.

A transferência para o novo espaço se dará completamente neste sábado (4), a partir do meio-dia, com a entrega das chaves.

Em breve, de acordo com a presidente da PBTur, será lançado um edital para a um café/lanchonete que irá funcionar dentro do novo Centro de Artesanato de Tambaú.

Inauguração – Em frente ao prédio da PBTur, a partir das 17h, a solenidade de inauguração contará com apresentações culturais que incluem: Grupo Maracaíba, de macaratu, Grupo Folclórico do Sesc, concertos da orquestra infantil do Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes) e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Foto: José Lins/Secom-PB

Reforma – Para a revitalização do novo Centro de Artesanato de Tambaú estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 630 mil, provenientes do Tesouro do Estado e da Caixa Econômica Federal. O prédio é composto de 20 boxes e está localizado próximo aos principais pontos turísticos da orla de Tambaú, a exemplo da Feirinha e do Hotel Tambaú, do Mercado de Peixe e da Praça do Sol.

Para amenizar os efeitos do calor, foi aplicada uma nova tecnologia com materiais importados na cobertura do prédio. O teto, de policarbonato azul, já está instalado e estão sendo colocados os vidros externos das lojas. Foi importada uma cobertura térmica para manter a temperatura no local agradável.