João Pessoa
Feed de Notícias

“Novembro Azul” promove um dia de beleza para os servidores da Saúde

terça-feira, 8 de novembro de 2016 - 15:50 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) proporcionou aos servidores da sede, no bairro da Torre, em João Pessoa, nesta terça-feira (8), das 9h30 às 12h30, uma manhã de cuidados com a beleza. Por meio de uma parceria com o Instituto Embeleze, uma equipe de barbeiros cortou cabelo, barba e bigode dos homens que trabalham na SES. A ação faz parte das atividades do “Novembro Azul”, iniciadas no dia 1º e seguem até o final do mês, por meio de uma articulação com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios, buscando estimular o incentivo ao autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis.

“Este tipo de atividade é uma estratégia para oportunizar o autocuidado do homem. É um momento para que o servidor dê uma pausa nas atividades diárias para cuidar do visual, e, dessa forma, melhorar a autoestima, o que acaba repercutindo na saúde”, disse o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem da SES, Hélio Soares.

O coordenador geral do Fumacê, Miguel Pedro, aproveitou para cortar o cabelo. “Adorei. É um incentivo para que a gente se cuide mais, pois reconheço que os homens cuidam menos da saúde do que as mulheres. Embora, no meu caso, me preocupo muito em manter normais as minhas taxas; faço atividade física, diariamente, e, como tenho 57 anos, já fiz exame de próstata várias vezes”, revelou. Contou ainda que o pai dele fez cirurgia de próstata aos 85 anos de idade e viveu muito bem, de forma saudável, até os 94 anos.

Segundo o instrutor da Embeleze, Wernes Diniz, foram disponibilizados para a ação 16 pessoas, entre instrutores e alunos que estão finalizando o curso de barbeiro. “Esta atividade servirá como prova prática de final de curso, além de ser muito boa para eles participarem de ações sociais. Nesta, especificamente, está sendo proporcionado o cuidado com a aparência o que acaba resultando no bem estar e no cuidado com a saúde”, falou.

Programação – Na quinta-feira (10), no Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), será realizada palestra sobre Saúde Integral do Homem e a Sintomatologia do Câncer de Próstata, Pênis e Testículos. Já na sexta-feira (11), a palestra será ministrada no auditório da Fundação Centro de Apoio ao Deficiente (Funad), para o Batalhão de Atendimento Pré Hospitalar do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

Nos dias 17 e 18, na SES, haverá uma atividade sobre Saúde Integral do Homem e Sintomatologia do Câncer de Próstata, Pênis e Testículos e realização dos serviços de aferição de pressão arterial, glicemia e testes rápidos. No dia 24, serão realizadas palestras sobre a Saúde Integral do Homem e ginástica laboral, orientações sobre saúde bucal nutricional e relaxamento na Penitenciária Sílvio Porto e no hall de entrada da SES. Já no dia 25, essas atividades serão realizadas na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão. O encerramento será dia 30, na área de convivência da SES.