Fale Conosco

9 de janeiro de 2015

Nova versão do Siaf melhora gerenciamento das contas públicas e agiliza transparência de dados



A nova versão do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf) do Estado foi lançada na manhã desta sexta-feira (9), em João Pessoa. O programa, que agora passa a seguir o padrão recomendado pela Secretaria do Tesouro Nacional, vai melhorar o processo de gerenciamento das contas públicas e, consequentemente, agilizar a atualização dos dados no Portal da Transparência Paraíba.

Como ressaltou o secretário executivo da Controladoria Geral do Estado (CGE), Gilmar Martins, o projeto de adequação do antigo Siaf vem sendo desenvolvido desde a primeira gestão do governador Ricardo Coutinho. “Para isso, foram feitas algumas ações como a modernização do parque tecnológico da Codata (Companhia de Processamento de Dados da Paraíba) e a realização de concurso público para contratação de mais profissionais para o local. Também foi formado um grupo específico para fazer a adequação do sistema”, afirmou.

Gilmar Martins ressaltou ainda as vantagens da nova versão. “É nesse sistema que a gente faz a gestão orçamentária, financeira e contábil de todo o Estado. Com a nova versão, a atualização será toda online. Isso trará mais eficiência da gestão governamental, além de propiciar mais transparência, uma vez que os dados estarão diretamente ligados ao Portal da Transparência Paraíba, acessado pelo cidadão”, explicou.

O grupo responsável pela adequação do Siaf incluiu técnicos das secretarias das Finanças e Controladoria, além da Codata. O Siaf versão 3.0 foi apresentado na manhã desta sexta-feira durante um seminário. O evento contou com a participação de vários gestores do Estado e representantes de órgãos da administração indireta.