João Pessoa
Feed de Notícias

Nova edição do projeto “Caminhos da Gestão Participativa” começa no Sertão

quinta-feira, 10 de março de 2016 - 18:07 - Fotos:  Delmer Rodrigues/SEE-PB

Começou nesta quinta-feira (10), na região de Catolé do Rocha, de Cajazeiras, de Pombal e de Sousa, a quinta edição do Projeto Caminhos da Gestão Participativa, idealizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). O projeto tem o objetivo de fortalecer a gestão escolar nas unidades de ensino, compartilhando ideias e ouvindo sugestões dos gestores e professores da rede. Até o mês de maio, as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado serão visitadas.

O projeto é realizado em forma de reunião, atendimentos e visitas técnicas em todas as gerências regionais. Além disso, utiliza as mídias sociais para realizar os registros das visitas e para expandir o diálogo com a comunidade escolar e a sociedade paraibana. A SEE, por meio de uma metodologia participativa, se propõe a desenvolver uma ação integrada, envolvendo gestores da equipe central, profissionais das equipes regionais, da escola e de outras instituições afins, em um processo coletivo de busca de conhecimento e de intervenção sobre a realidade.

O projeto “Caminhos da Gestão Participativa” será executado em quatro momentos. O primeiro tratará da elaboração do plano, com a instalação dos trabalhos pela SEE no município-sede de cada GRE, a partir de reunião da equipe da SEE, equipe da GRE e gestores das escolas. Num segundo momento, acontecerá a Plenária de Gestão Pedagógica, envolvendo representantes da SEE, da GRE e gestores escolares.

Em seguida, são realizadas visitas às escolas, no período noturno, para monitoramento. E por fim, acontecerão as reuniões com os gerentes, na SEE, para avaliação, consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada plenária pedagógica. 

Confira o calendário de visitas do Projeto:

10/03 – 8ª GRE (Catolé do Rocha) / 10ª GRE (Sousa)

09h – Plenária de Gestão Pedagógica, no Centro de Cultura Geraldo Vandré
14h –  Plenária de Gestão Pedagógica – Pombal, Na EEEM Monsenhor Vicente Freitas
19h – Visita às escolas de Pombal e Sousa

11/03 – 10ª GRE (Sousa) / 9ª GRE (Cajazeiras)

08h –  Plenária de Gestão Pedagógica – Souza, no Centro de Formação
14h –  Plenária de Gestão Pedagógica – Cajazeiras, na Gerencia Regional 18:00 – Visita às escolas de Cajazeiras
12/03  às 8 h – Reunião em Souza, no Centro de Formação, para avaliação e tomada de decisões em relação às demandas apresentadas pelos gestores escolares.

Outras datas:

31 de março, 01 e 02 de abril: 2ª GRE (Guarabira), 3ª GRE (Campina Grande), 12ª GRE (Itabaiana) e 14ª GRE (Mamanguape).

14, 15 e 16 de abril: 5ª GRE (Monteiro), 6ª GRE (Patos), 7ª GRE (Itaporanga) e 11ª GRE (Princesa Isabel).

11,12 e 13 de maio: 1ª GRE (João Pessoa),        2ª GRE (Guarabira), 3ª GRE (Campina Grande) e 4ª GRE (Cuité).