João Pessoa
Feed de Notícias

Nos três dias de festa, o estande da Paraíba foi um dos mais movimentados

quarta-feira, 23 de junho de 2010 - 08:34 - Fotos: 
O Governo do Estado, através da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), não poderia ter encontrado um cenário ideal para mais uma ação de divulgação dos roteiros paraibanos em São Paulo. Durante três dias, cerca de 120 mil pessoas passaram pelo Sambódromo, onde foi realizado o São João de São Paulo, um evento que reuniu cultura, gastronomia e a simpatia dos nordestinos que residem na capital paulista.

O diretor de Planejamento da OCP/Promo – empresa responsável pelo evento -, Hélio Okabe, destacou a participação da Paraíba no arraial montado no Sambódromo paulista, que deu espaço para a música nordestina, com muito forró e grandes artistas, como a paraibana Elba Ramalho, que levou à loucura os visitantes. ”A Paraíba é o quarto Estado com maior número de pessoas que residem em São Paulo”, revelou Okabe. Por isso, a presença no evento reforça essa ligação afetiva.
    
Nos três dias de festa, o estande da Paraíba foi um dos mais movimentados. “Os paulistanos ficaram maravilhados com tudo que foi apresentado”, enfatizou Okabe, admitindo que a promoção de um evento deste porte foi um grande desafio. “O São João em São Paulo teve como principal objetivo a valorização da cultura nordestina”, pontuou o executivo.

Participaram do evento os nove estados nordestinos, que apresentaram suas culturas, através do artesanato, músicas, danças e culinária para os paulistanos e nordestinos residentes na capital paulista. No palco principal se apresentaram, também. artistas como Alceu Valença, João e Genival Lacerda, Falamansa, Banda Calypso, Chiclete com Banana, Zezé de Camargo e Luciano e  Parangolé.
 
PBTUR divulga roteiros da Paraíba no São João de São Paulo

O estande da Paraíba foi um dos mais visitados pelas pessoas que passaram pelo Sambódromo de São Paulo. As apresentações musicais e a culinária paraibana foram os grandes atrativos da festa.  O produtor de eventos, José Rodrigues, apontou a festa da Paraíba como a mais animada do evento. Ele, que já visitou o Estado três vezes, destacou o forró ‘pé de serra’ como uma grande riqueza cultural. “Esse espaço é maravilhoso, muito aconchegante e receptivo. A Paraíba é maravilhosa, as praias são lindas e, sem dúvida, é lá que acontece o maior São João. A Paraíba já faz parte dos meus roteiros”, destacou José Rodrigues.

De acordo com o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Rodrigo Freire, a participação da Paraíba num evento deste porte é de extrema importância, não apenas para consolidar a imagem do Estado como um dos principais destinos durante os festejos juninos, como é o caso do São João de Campina Grande, mas também pelo contato com o consumidor final. “Essa é mais uma ação da PBTUR, visando à consolidação de uma política de marketing de destinos agressiva e eficiente, objetivando o desenvolvimento turístico da Paraíba, cumprindo assim o nosso papel como órgão público”, explicou o executivo.

Divulgando o Maior São João do Mundo

A segunda noite dos festejos juninos da Paraíba no São João de São Paulo, no sábado (19), no Sambódromo, foi marcada pela apresentação da dupla de cantadores de embolada e repentes Peneira e Sonhador, que atraiu dezenas de pessoas para o estande do Estado, repetindo o sucesso de visitação da noite anterior. Durante a apresentação da dupla, foi distribuído o material de divulgação com os roteiros turísticos do Estado e a programação do São João de Campina Grande.

A movimentação no espaço reservado para a Paraíba foi intensa durante toda a noite. As pessoas, além, de se divertirem com as atrações, se deliciaram com as comidas típicas, buscando ainda mais informações sobre o Estado. Muitos revelaram a intenção de visitar a Paraíba.

O jornalista Marcos Moraes assistiu atento à apresentação dos artistas nordestinos e destacou a beleza da decoração do estande. “O espaço me chamou a atenção pela beleza do cenário, o conforto oferecido pela Paraíba e o acesso à riqueza cultural da região. São Paulo estava carente de um evento desse tipo, pois aqui tem uma grande concentração de nordestinos e nós somos carentes de apresentações culturais dessa região”, desabafou o jornalista.

O cantador Peneira destacou a grande movimentação no estande paraibano durante as três apresentações que a dupla fez no espaço paraibano. “A nossa apresentação aqui foi muito gratificante, pois atraiu muita gente e isso, para nós, é muito bom, porque mostra que nosso trabalho e o espaço estão agradando ao público”, disse Peneira.

Diretor da PBTUR faz avaliação positiva do evento em São Paulo

O diretor de Economia e Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Arthur Villarim, fez uma avaliação positiva do evento realizado em São Paulo. Segundo ele, a participação da Paraíba na festa foi uma  grande oportunidade para divulgar os festejos juninos do Estado, principalmente, o de Campina Grande, que promove o maior São João do mundo, durante 30 dias de festa.

De acordo com Villarim, São Paulo é o maior mercado emissor de turistas para o Estado e, por isso, “nós estamos aproveitando a oportunidade para divulgar todas as nossas potencialidades turísticas, até porque, atualmente, a Paraíba é o estado que mais cresce no setor turístico no Nordeste”, explicou o executivo.

Villarrim disse, ainda, que o Estado, através da PBTUR, está se fazendo presente em todos os eventos nacionais divulgando seus destinos, pois esta é uma política decisiva do governo para promover o crescimento do setor no Estado. “A PBTUR, através da sua política de divulgação e marketing, vem ocupando todos os espaços representando o nosso Estado para que assim possamos, definitivamente, nos inserimos como destino turístico de todos os estados brasileiros”, destacou o diretor.

Noite da PB marca encontro de amigos

Dois casais que se conhecem há mais de 30 anos e não se viam há  15 anos se encontraram noite de sábado (19) no estande da Paraíba, durante o São João de São Paulo, no Sambódromo. Os dois casais assistiram a todas as apresentações culturais do Estado e, ao término, tiveram a feliz surpresa do encontro.

O aposentado Décio Lorito e sua esposa, Alzira Lorito, disseram que passaram a maior parte do tempo no estande paraibano. “Nós demos algumas voltas em outros espaços, mas sempre voltávamos para cá, pois este espaço é o que nós achamos melhor. E, logo depois da apresentação dos repentistas, me deparei com grandes amigos que não via há muito tempo e isso para foi maravilhoso”, destacou Décio.

Já o casal Juscelino Alves e Maria Aparecida Alves demonstrou muita alegria com o reencontro com os amigos. “Nós estamos na mesma cidade e não nos víamos há 15 anos e, nessa festa maravilhosa, realizada pela terra da minha mãe, além de nós termos a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura, culinária e os pontos turístico paraibanos, ainda, tenho essa alegria, de reencontrar com pessoas queridas, isso para mim é maravilhoso”, destacou Maria Aparecida.

Fábio Cardoso, da Assessoria de Imprensa da PBTUR