João Pessoa
Feed de Notícias

No Vale do Mamanguape: encontro discute melhorias nos serviços de saúde

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 - 09:13 - Fotos:  Secom-PB

O Hospital Geral de Mamanguape (HGM), que integra a rede estadual de saúde, sediou, nessa quarta-feira (18), uma reunião com os novos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios do Vale do Mamanguape. O objetivo da iniciativa é melhorar os serviços de saúde na região por meio de parcerias que integrem as ações municipais e estaduais.

Presente no encontro, a secretária de Saúde da Paraíba, Cláudia Veras, destacou que saúde se faz com a cooperação de todos. De acordo com ela, melhorar o atendimento à população é responsabilidade do Estado e dos municípios. “A Secretaria está disposta a trabalhar nesse sentido, com diálogo e com a cooperação de todos. Temos uma excelente estrutura aqui, que juntos conseguiremos melhorar ainda mais”, afirmou Cláudia, ao se referir à rede estadual no Vale do Mamanguape. “Estive no HGM na inauguração e sei o quanto evoluiu. Ao chegar hoje aqui, fiquei feliz em ver a energia e disposição de todo pessoal. Isso é fundamental na saúde”, completou.

A reunião contou com a presença de cerca de 35 representantes das 11 cidades do Vale do Mamanguape. Para a diretora do HGM, Isis Unfer, o encontro foi um momento importante para a saúde regional. “Estamos contentes em abrir as portas do HGM para uma iniciativa deste porte. Com a colaboração de todos, vamos melhorar e adequar ainda mais os serviços para prestar o melhor atendimento à população”, disse.

A prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa, avaliou a atividade como positiva e disse que a população sairá ganhando. “Enquanto gestores, temos diversos desafios e um dos maiores é a saúde. Considero essa reunião muito produtiva, onde todos os municípios se comprometeram em prestar o melhor atendimento”, afirmou.

Inaugurações - A direção do HGM aproveitou o evento para fazer duas inaugurações na unidade: a da Brinquedoteca Montessoriana e da Sala de Vacinas. A brinquedoteca é um espaço colorido e confortável que conta com ar climatizado, piso emborrachado, decoração especial, brinquedos separados por faixa etária, jogos, mesa para atividades de artes e estudo, além de área para higienização dos equipamentos. A iniciativa, que deve atender a cerca de 700 crianças internas por ano, contou com os esforços e doações da equipe do hospital além de diversos parceiros.

Já a Sala de Vacinas deve beneficiar por volta de 1.400 crianças anualmente, nascidas na maternidade do HGM. O local é mais uma iniciativa da maternidade, que já conta com serviço exclusivo de cartório, SPA Gestacional, Massagem Shantala, Teste do Pezinho, Teste do Coraçãozinho, primeiro-click e posto de coleta de leite humano.