Fale Conosco

9 de novembro de 2012

No dia do Hoteleiro, setor de turismo comemora crescimento



Hoteis lotados, turismo fortalecido. Neste dia 9 de novembro é comemorado o Dia do Hoteleiro e  o setor comemora o novo panorama da Paraíba, com expectativa de aumento no número de turistas na próxima estação. “Sem os hotéis, não haveria turismo. São profissionais comprometidos no fortalecimento do nosso turismo e que merecem todos os nossos parabéns, principalmente no dia de hoje”, disse o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano.

A Paraíba conta com aproximadamente 140 meios de hospedagens, entre hotéis e pousadas. Só em João Pessoa, são 70. Segundo o presidente da ABIH-PB, José Inácio Júniro, os dados de ocupação hoteleira na Paraíba têm sido extremamente positivos, com uma média de quase 70% desde o início do ano. No último feriadão, de 12 a 15 de outubro (Dia de Nossa Senhora de Aparecida e Dia dos Professores), a ocupação ficou entre 95% e 100% na maioria dos hotéis do Estado.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do Estado da Paraíba (ABIH-PB), José Inácio Pereira Júnior, os números positivos desse ano são resultado de um trabalho árduo e da parceria com o Governo do Estado na divulgação do ‘Destino Paraíba’. “Estamos falando de um ramo que beneficia 56 setores da economia, desde o vendedor de côco, passando pelo taxista até a companhia aérea que traz esse turista para cá. Quem trabalha com hotelaria é um grande profissional, que batalha com sorriso no rosto de domingo a domingo. Esse é apenas o início da colheita dos frutos que estamos plantando há muitos anos. Com certeza, virão melhores estatísticas em breve. A expectativa para o verão na Paraíba não poderia ser melhor”, disse.

 

Ainda segundo o presidente da ABIH-PB, o novo desafio dos hoteleiros da Paraíba é aproveitar as oportunidades de crescimento que virão com a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016. “A Fifa estima que os países que são sede de uma Copa continuam lucrando com o turismo até seis anos após o término do campeonato. Por isso, nós temos que saber tirar proveito desses grandes eventos e manter a qualidade na rede hoteleira mesmo após os jogos”.

 

O secretário Renato Feliciano explica que as obras do Governo do Estado em prol do fortalecimento do turismo só estão começando. “Próximo ano, concluiremos a segunda e terceira etapas do Centro de Convenções, sem contar na conclusão do binário do Conde e da ladeira que dá acesso à praia de Coqueirinho. Enfim, são muitas obras de infraestrutura visando consolidar o turismo da Paraíba e, consequentemente, a rede hoteleira. Cresceremos muito ainda, sem dúvidas, mas já começamos a ver esse novo horizonte. Não é à toa que os hoteis já estão praticamente lotados para esta alta temporada”, afirmou.