Fale Conosco

6 de julho de 2009

Newton Marinho assume o cargo de secretário executivo do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca



O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ruy Bezerra Cavalcante Junior, empossou às 17h30 desta segunda-feira (6), o novo secretário executivo da Pecuária, o engenheiro agrônomo Newton Marinho Coelho. A cerimônia aconteceu no gabinete do secretário, no Centro Administrativo, em João Pessoa.

O secretário Ruy Bezerra Cavalcante elogiou “a escolha acertada do governador José Maranhão ao nomear Newton Marinho para a função. Desde os primeiros dias do atual governo, Newton tem nos proporcionado sempre boas idéias”, elogiou.

O novo secretário executivo falou sobre o convite para o cargo de adjunto. “Aceitei com muita honra o convite do governador José Maranhão para assumir este cargo”. Também explicou os principais desafios que enfrentará. “Minha missão será, fundamentalmente, a defesa do desenvolvimento agrícola e o futuro da pecuária paraibana. Vamos realizar um grande trabalho, sempre em parceria com os secretários da Sedap, técnicos e funcionários e com os diversos segmentos sociais que atuam no meio rural, para que a Paraíba saia da condição de zona de risco desconhecido, para área de médio risco da aftosa até o final de 2009”, destacou Marinho.

“Não constitui qualquer sacrifício voltar a assumir esse grande desafio, qual seja contribuir com a valorosa equipe da Secretaria, para que juntos busquemos as soluções”. Ele destacou também que é recomendação do secretário Ruy Bezerra que não exista departamentalização dos problemas da pasta.

Ainda em sua fala, Newton Marinho elencou algumas providências emergenciais que terão prioridade, como: o projeto de irrigação as Várzeas de Sousa, a organização rural, o planejamento agrícola, a palma forrageira (principal fonte alimentar dos rebanhos do Cariri) que padece com o ataque de cochonilhas. E, por fim, lamentou os problemas da sanidade animal. “A febre aftosa é hoje o principal obstáculo ao desenvolvimento pecuário do Estado e o seu relacionamento comercial com os estados vizinhos”, finalizou. 

Perfil – Nascido no município de Santa Luzia, Newton Marinho é formado em Engenharia Agronômica e especialista em Microbiologia do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Também se especializou em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Marinho é funcionário de carreira da Secretaria da Agricultura da Paraíba. Já foi secretário adjunto da mesma Pasta no Governo José Maranhão II. Também já assumiu a diretoria Técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Paraíba (Ibama-PB) e já ocupou o cargo de presidente da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa).

Participaram ainda da solenidade o secretário adjunto da Pesca, Ronaldo Torres; o superintendente do Ministério da Agricultura na Paraíba, Hermes Ferreira Barbosa; o deputado Carlos Batinga; o superintendente do jornal A União, Nelson Coelho; o representante da Famup, João Bosco Marinho, mais prefeitos, representantes da Emater, Empasa, Interpa e Emepa, assessores, funcionários da Sedap e representantes do setor agrícola paraibano, que lotaram o gabinete do secretário.

Fábia Carolino, Assessoria de Imprensa  da Sedap