Fale Conosco

25 de abril de 2016

Nesta terça-feira: Governo realiza ações de combate à hipertensão arterial



A Secretaria de Estado da Saúde (Ses), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, realiza, nesta terça-feira (26), várias atividades em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O evento será das 9h às 12h, no Shopping Tambiá, no centro de João Pessoa.

No local, serão oferecidos serviços de verificação e orientações sobre hipertensão; necessidade da prática de atividade física; redução do consumo do sódio na alimentação; além da prevenção e tratamento do tabagismo.

“O objetivo da ação é sensibilizar a população para a importância da prevenção e controle da doença, alertando sobre seus riscos e estimulando a prática de hábitos saudáveis”, explicou a gerente do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Gerlane Carvalho.

As atividades vão contar com a parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-PB), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), Liga Acadêmica de Cardiologia da Paraíba e Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Liga Acadêmica de Emergência Clínica da Paraíba; Liga de Cardiologia Pessoense (Licp); Fundação de Seguridade Social (Geap) e Shopping Tambiá.

Hipertensão – A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico da hipertensão ou pressão alta. A melhor maneira de descobrir é aferindo a pressão com regularidade. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite normal. Considera-se que uma pessoa é hipertensa se os níveis da pressão arterial forem iguais ou superiores a 14 por 9. Nos casos de hipertensão leve, mudanças no estilo de vida – emagrecer e praticar atividades físicas, podem contornar o problema.

Cuidados e tratamento – Quando a pressão arterial atinge valores acima de 14 por 9 (140 por 90 mmHg), considera-se que a pessoa está com a pressão alta. Se a hipertensão não for controlada e acompanhada por médicos, pode comprometer o bom funcionamento de órgãos, causar o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto no miocárdio.