Fale Conosco

22 de maio de 2015

Nesta sexta-feira: Marcha encerra atividades da Semana Estadual de Luta Antimanicomial



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta sexta-feira (22), às 15h, em João Pessoa, uma marcha com os usuários dos serviços de saúde mental do Estado. A atividade marca o encerramento da V Semana Estadual de Luta Antimanicomial – O meu lugar é todo lugar, que teve início na segunda-feira (18).

A previsão é que cerca de 600 pessoas – entre usuários, familiares e trabalhadores dos serviços – participem da caminhada que vai do Parque Solon de Lucena, em frente ao Procon estadual, até a Praça João Pessoa. A secretária de Saúde do Estado, Roberta Abath, também participa do evento.

De acordo com a coordenadora Estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz, atividades assim reafirmam o empenho do Estado em prestar assistência aos usuários de serviços de saúde mental, fazendo com que eles se sintam acolhidos.

“Fazemos questão de levar para todos os usuários um serviço de qualidade e também ressaltamos a importância de restabelecer o vínculo social e familiar. As pessoas com transtornos mentais não devem ser excluídas em hipótese alguma, pelo contrário, ao se manterem dentro do seio social, com seus vínculos afetivos, há uma melhora significativa no tratamento”, observou Shirlene.

Ela comentou, ainda, que cada vez mais pessoas se engajam na causa, especialmente em ações como as desta sexta-feira. “A cada atividade percebemos o engajamento de outros municípios. Nesta marcha, por exemplo, já temos a confirmação de mais de 600 pessoas. Além dos profissionais e usuários de todos os serviços da Capital (Caps, unidades de acolhimento, Consultórios na Rua), municípios como Cabedelo, Itabaiana, Mari, Queimadas, Sapé, Lagoa Seca e Conde também já confirmaram presença”, disse ela.

Saiba mais – O Movimento Antimanicomial teve o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. A data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no Estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

Na Paraíba – Durante toda a semana, várias atividades foram realizadas nos 42 municípios da Coordenação Estadual de Saúde Mental, da SES-PB: momentos culturais; palestras nos Caps e em escolas; atividades físicas e recreativas com os usuários; oficinas de sensibilização; produção artística; terapia comunitária; caminhadas; rodas de conversas, entre outras ações.

Com o tema “O meu lugar é todo lugar”, os eventos promoveram debates entre usuários e profissionais de saúde mental, além de reunir familiares dos pacientes.