Fale Conosco

17 de março de 2015

Nesta quarta-feira: Governo promove treinamento sobre qualidade das amostras biológicas



 

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) promove, nesta quarta-feira (18), das 8h às 16h, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), em João Pessoa, uma oficina de melhoria da qualidade das amostras biológicas, enviadas ao Lacen-PB. Participam do evento, 100 profissionais dos Hospitais Edson Ramalho, Emergência e Trauma, Arlinda Marques, Clementino Fraga, Napoleão Laureano, Ortotrauma e Hospital Universitário; além das Maternidades Frei Damião e Cândida Vargas e das Unidades de Prontoatendimento (UPA) dos bairros do Valentina e de Manaíra, todos na Capital e de mais 24 municípios da 1ª Gerência Regional de Saúde (GRS). 

O treinamento é direcionado aos profissionais que trabalham na vigilância epidemiológica; nos laboratórios que realizam a coleta e os que fazem o cadastro da solicitação do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema informatizado desenvolvido pelo Datasus/MS para os laboratórios de saúde pública que realizam exames de notificação compulsória das amostras de origem humana, animal e ambiental de média e alta complexidades. 

“Neste primeiro momento, vamos capacitar os profissionais da 1ª GRS, com sede em João Pessoa, mas a nossa intenção é realizar a oficina para todas as 12 Gerências do estado”, disse a chefe do Núcleo de Controle das Qualidades, do Lacen-PB, Lúcia Cristina de Aguiar.

O objetivo da oficina é garantir a qualidade dos resultados dos exames, minimizando as não conformidades  na fase pré-analítica, quando são detectados 70% dos erros dos resultados de exames. 

O Lacen-PB é referência estadual para diagnósticos de doenças infecciosas, com ênfase para as doenças de notificação compulsória e de interesse epidemiológico, sanitário e ambiental.