João Pessoa
Feed de Notícias

Neab-í da UEPB promoverá curso de capacitação em Alagoa Grande

segunda-feira, 1 de março de 2010 - 09:36 - Fotos: 

“Cidadania e Identidades Negras nas Escolas: Os Conteúdos de História, Cultura Afrobrasileira e Africana na Sala de Aula” é o mais novo Curso de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba, a ser lançado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neab-í) e executado no município de Alagoa Grande-PB.

O público-alvo é focado nos professores da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento, gestores escolares e equipe pedagógica. Os interessados podem se inscrever até 22 de março, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alagoa Grande – PB.

O Curso tem o propósito de implantar a lei 10.639/003 e a educação das relações étnicorraciais na rede pública municipal em Alagoa Grande, e assim promover a igualdade racial. A atividade ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Departamento de Geo-História da UEPB, localizado no Campus de Guarabira e o Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnicorracial – Paraíba. As atividades começarão em 24 de março, sendo encerradas em 24 de novembro de 2010, totalizando uma carga horária de 128 horas/aula.

A capacitação acontecerá todas as quartas-feiras, no Centro de Humanidades da UEPB, no Campus de Guarabira. Serão compostas duas turmas, sendo que, no ato da inscrição, os professores devem optar por uma das turmas formadas, escolhendo o horário da manhã (das 7h30 às 11h30) ou da tarde (das 13h às 17h).

O professor de História do Campus I da UEPB e membro do Neab-í, Jomar Ricardo, informou que é esta uma importante atividade desenvolvida pelo Núcleo, sendo também uma forma de socialização do conhecimento produzido pelos pesquisadores da Instituição.

Apresentação

O Curso é destinado a todos os professores e gestores da educação básica das diferentes áreas de conhecimento, visto que desde 2003, a lei federal 10.639/003 obriga as escolas da educação básica, em todo país, a implantar no currículo escolar a educação das relações étnicorraciais e o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana.

A implantação da educação das relações étnicorraciais e dos conteúdos de história e cultura afrobrasileira e africana no currículo das escolas da educação básica, é uma questão de direitos humanos e se constitui numa oportunidade para que a comunidade escolar possa romper com a compreensão de história e cultura eurocêntrica, ainda presente em boa parte dos currículos das escolas brasileiras.

Ascom/UEPB