João Pessoa
Feed de Notícias

Nasce bebê de número 5 mil do Hospital Geral de Mamanguape

segunda-feira, 9 de abril de 2018 - 10:16 - Fotos:  Secom-PB

A maternidade do Hospital Geral de Mamanguape realizou o parto de número 5 mil, na última quinta-feira (5). A bebê Maria Raíssa Souza da Silva nasceu de parto normal, pesando 3.550 gramas e medindo 50 cm. Ela é o segundo filho da dona de casa Dayani Caroline Lima da Silva, 25 anos, e do repositor de mercadorias Renato Souza da Silva, 30 anos, moradores da cidade de Rio Tinto.

“Este é um marco para o Vale do Mamanguape, que tem nossa maternidade como referência para partos de baixo risco, trazendo alívio às gestantes dos 11 municípios da região, que antes enfrentavam uma viagem para a capital buscando este tipo de atendimento”, comemora o diretor geral da unidade de saúde, Reginaldo Lota.

Para o coordenador Obstétrico, Dr. Alessandro Lucena, também merece destaque o fato de ter sido parto normal. “Estamos felizes, pois aqui aproveitamos para comemorar juntamente o índice de mais de 75% de partos normais em nossa unidade, atendendo aos padrões do Ministério da Saúde”, disse ele.

A unidade possui uma meta de 150 partos mensais, que são cumpridos há mais de um ano, com procedimentos seguros e assistidos, segundo comentou Jair Brito, coordenador de Enfermagem da maternidade. “Em pouco mais de três anos de história, chegamos nessa marca obtendo a taxa de 99% de partos seguros”, concluiu.

Na maternidade do HGM, mães e bebês também dispõem de serviços como o Spa Gestacional, Primeiro Click, Shantala e a Musicoterapia, buscando tornar a experiência do nascimento de uma criança um momento especial para ambos. “Meu outro filho já tem 7 anos, e o parto aconteceu em João Pessoa. Fico feliz que, desta vez, aconteceu aqui. Foi mais confortável e me senti segura com a equipe”, relatou a mãe da recém-nascida, que já recebeu alta.

O Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado da Paraíba, foi inaugurado em julho de 2014. Hoje conta com 70 leitos, sendo 20 na clínica médica, 10 da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 10 leitos de Pediatria, 15 na Maternidade e 15 na Clínica Cirúrgica. Além disso, são oferecidos também aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade. A unidade presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem o Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.